Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

30.AGO - Bem-aventurado Eustáquio van Lieshout (1890 - 1943)

Religioso das Congregação dos Sagrados Corações (1890 - 1943)

Humberto van Lieshout, mais tarde conhecido como Padre Eustáquio, nasceu no dia 3 de novembro de 1890, em Aarle Rixtel, na Holanda. Em 1913, ingressou na Congregação dos Sagrados Corações e, no dia 10 de agosto de 1919, foi ordenado sacerdote. Foi Mestre de Noviços, vigário paroquial, cuidando de famílias belgas que, em l914, tiveram que deixar a Pátria por causa da invasão alemã.

Foi enviado como missionário para a Espanha em 1924 e, no ano seguinte, ao Rio de Janeiro (Brasil). Em 1925, assumiu, com outros missionários,

a pastoral do Santuário da Abadia de Água Suja e outras paróquias de Diocese de Uberaba/MG, e atendimento a outras comunidades. Em 26 de março de 1926, foi nomeado Reitor do Santuário Nossa Senhora da Abadia e Conselheiro da Congregação dos Sagrados Corações no Brasil.

Em suas orientações e curas físicas, Padre Eustáquio falava da disposição de Deus de curar a pessoa integralmente: indicava medicamentos, servia-se de folhas e raízes e muitos procuravam a sua ajuda. De Romaria/MG, foi transferido para Poá/SP. Por causa do aglomerado de pessoas que o procuravam e pelo transtorno, foi enviado à cidade de Araguari/MG, onde se comunicava quase só com seu amigo Padre Gil. Em 12 de fevereiro, passou a coordenar a Paróquia de Ibiá/MG e, no dia 7 do mesmo ano, assumiu a Paróquia de Cristo Rei, na capital mineira.

O povo afluía pedindo bênçãos e curas. Em 9 de setembro de 1942, Juscelino Kubitscheck, então prefeito de Belo Horizonte, beneficiado por um milagre de Padre Eustáquio, doou um terreno, onde foi construída a Igreja dos Sagrados Corações, cuja pedra fundamental foi benzida por Dom Cabral. Padre Eustáquio assim se expressou: 'Não verei o fim da guerra. Comecei a igreja, mas não a terminarei'.

Em 23 de agosto, após celebrar a missa — durante o retiro que pregava às alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte — sentiu-se desfalecer. O diagnóstico do médicos acusou um tipo de tifo causado por uma picada de carrapato. Padre Eustáquio tinha certeza de que não iria sobreviver e chamava pelo padre Gil. Enquanto aguardava, renovou os votos religiosos. E, ante a emoção dos presentes, repetiu a fórmula da profissão religiosa; renovou os votos de Pobreza, Castidade e Obediência, como irmão da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Depois disse aos irmãos: 'Graças a Deus, estou pronto! Mas, como demora o padre Gil!'. Até que dia 30 de agosto, padre Gil conseguiu chegar. Assim que o viu, Padre Eustáquio conseguiu erguer-se do leito com grande esforço, e disse: 'Padre Gil, graças a Deus!' E desfaleceu para sempre.

Belo Horizonte amanheceu de luto, com a imprensa noticiando seu falecimento. Após sua morte, constatou-se que um devoto foi curado de um câncer. O relato consta no processo de beatificação, iniciado em 1997. Outros milagres se sucederam.

Padre Eustáquio dizia que sua vocação era 'amar e fazer amar a Deus'. Após o reconhecimento de sua vida e de seus milagres por parte da Santa Sé, Padre Eustáquio foi beatificado em Belo Horizonte, Brasil, pelo Cardeal José Saraiva Martins, em 15 de junho do ano 2006.

Texto: Paulinas Internet