PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

09.NOV - São Teodoro (século IV)

Mártir (século IV)

Teodoro era um recruta servindo no exército romano em Amásia, na província de Amasya, na Turquia, a cerca de 50 quilômetros ao sul da costa do Mar Negro em Sinope. Quando se recusou a se juntar aos colegas nos ritos pagãos de adoração, ele foi preso, mas, talvez por causa de sua pouca idade, acabou sendo libertado com uma advertência. Porém, ele protestou novamente contra o paganismo ateando fogo ao templo de Cibele em Amásia. Desta vez acabou sendo condenado à morte e, depois de muita tortura, foi executado ao ser atirado vivo numa fornalha.

Conta-se que seus restos foram obtidos por uma mulher de Eusébia e enterrados em Eucaita, onde ele teria nascido e que era uma antiga cidade bizantina que não existe mais; acredita-se que corresponda à moderna Avkhat, que fica a cerca de 50 quilômetros de Amásia. Um templo teria sido erguido no local, que passou a atrair peregrinos.

São Gregório de Nissa pregou em sua homenagem em seu santuário no final do século IV, e esta é a mais antiga fonte de informações sobre Teodoro. São Gregório não revelou nada sobre São Teodoro além do referido na lenda já relatada, mas contou como ele influenciava a vida de seus fieis e menciona especificamente que ele ajudava nas batalhas, um dos atributos mais importantes de São Teodoro.

Adições posteriores à história, entre os séculos VIII e X, relatam que um dragão estava aterrorizando a região de Amásia e que foi derrotado por São Teodoro com a ajuda de uma cruz. Amásia ficava na época em uma região vulnerável a ataques de invasores em marcha, contra quem se dizia que o santo intervinha.

O santuário continuou a ser visitado até cerca de 1100, quando a região toda foi ocupada pelos muçulmanos.

São Teodoro foi o padroeiro de Veneza antes que as relíquias de São Marcos fossem levadas para a cidade em 828 dC. A Capela do Doge era dedicada a ele até o século IX, quando a cidade, desejando se livrar da influência do Império Bizantino, foi re-dedicada a São Marcos.

Supostas relíquias de São Teodoro foram levadas de Mesembria por um almirante veneziano em 1257 e, depois de ficarem numa igreja veneziana em Constantinopla, foram levadas para Veneza em 1267. Atualmente estão na igreja de San Salvatore.

wikipedia.org