FORMAÇÃO BÍBLICA

Pe. Robério

TEMA Decretos: Atos dos Apóstolos
DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

18.DEZ - São Graciano (+337)

Bispo (+337)

São Graciano (saint Gratien) é o fundador da diocese de Tours. Havia sido enviado para evangelizar a Gália juntamente com São Remígio e outros missionários, vindos de Roma a convite do papa. Gregório de Tours menciona-os na sua 'História Francorum'.

Graciano fixou sua sede episcopal em Tours e a dirigiu com zelo pastoral e paterna dedicação por cerca de 50 anos. Depois de sua morte, por 33 anos não se encontrou quem o pudesse substituir, até que, em 372, foi eleito um santo destinado a uma vasta e insuperável popularidade, são Martinho.

A cronologia coloca, entretanto, são Martinho como terceiro bispo de Tours e os historiadores são propensos a crer que a 'História Francorum' contenha mais de uma imprecisão, e se deva situar a atividade pastoral de são Graciano em torno dos séculos III e IV.

A catedral de Tours, primeiramente dedicada a são Maurício, é atualmente dedicada a são Graciano - merecida homenagem ao primeiro missionário que pregou o Evangelho em Tours e nas regiões circunvizinhas.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.