PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

11.FEV - Nossa Senhora de Lourdes

Aparições: 1858

No dia 11 de fevereiro de 1858, três meninas saem da humilde casa de um desempregado, o moleiro Soubirous, e vão apanhar lenha às margens do rio Gave. São elas: Bernadete, uma irmã e uma amiga. O tempo está nublado, faz frio e elas precisam atravessar um riacho raso para chegar ao penhasco rochoso de Massabielle. Bernadete sofre de asma, detém-se ao longo da margem, enquanto as outras duas atravessam o rio.

Nisso, um súbito sussurro entre as árvores desperta a atenção de Bernadete, que ergue o olhar e vê na cavidade da rocha uma 'Senhora' jovem, belíssima, vestida de branco, que lhe sorri. A menina encontra-se com as duas companheiras e conta-lhes o que viu.

Os pais, informados pela irmãzinha, proíbem Bernadete de voltar à gruta; depois, vendo-a em lágrimas, cedem e, no domingo, 18 de fevereiro, 20 pessoas para lá se dirigem em companhia da vidente.

A 'Senhora' já está esperando por ela. Sorri quando Bernadete borrifa a rocha com água benta: 'Tu me queres fazer o favor', disse-lhe, 'de vir aqui a cada 15 dias? Não te prometo a felicidade neste mundo, mas no outro'.

No dia 21 de fevereiro, entre a multidão, acham-se disfarçados três policiais e alguns funcionários do governo. De repente, o rosto de Bernadete se ilumina e os homens descobrem a cabeça quando dos lábios da menina ouvem sair este grito: 'Penitência!' No dia seguinte a Senhora manda beber da fonte... que naquele momento esguicha aos pés da pedra. É a fonte milagrosa!

No dia 27 de fevereiro convida a menina a beijar a terra como sinal de penitência pelos pecadores. E diz: 'Tu mandarás o sacerdote construir aqui uma capela'. Mas o padre Peyramale não é amável com Bernadete: 'Pergunta àquela Senhora como se chama'.

Na noite entre 24 e 25 de março, Bernadete transmite à Senhora o pedido do pároco. 'Eu sou a Imaculada Conceição', responde a Senhora. Uma resposta inesperada, ao menos nessa formulação, e o pároco, tocado, crê. Quatro anos antes, Pio IX proclamara solenemente o dogma da Imaculada, mas Bernadete — 'a mais ingênua' dentre as adolescentes da paróquia, que não sabia nem ler nem escrever — o ignorava.

Lourdes torna-se o centro para onde convergem os doentes de corpo e alma, à procura do milagre mais cobiçado: a serenidade. A Bernadete ficou reservado, entre as quatro paredes do convento de Nevers, o privilégio do sofrimento, como penhor da conversão dos pecadores.

Do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas.