PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

07.ABR - São João Batista de La Salle (1651 - 1719)

Fundador da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (1651 - 1719)

Os princípios educativos novos, originais e revolucionários para sua época, sobre os quais se baseia a escola pretendida por este pioneiro, colocam são João Batista de La Salle entre os homens mais beneméritos no campo da educação e da própria cultura.

Também no mundo ocidental a cultura elementar constituía um privilégio para poucos afortunados, enquanto nas classes mais pobres reinava incontestado o analfabetismo.

João Batista, nascido em Reims, na França, da família rica e nobre dos La Salle, teve o privilégio de uma sólida cultura, adquirida da Sorbona, em Paris. Ordenado padre em 1678 (anteriormente tinha sido 11 anos cônego do cabido da catedral, outro privilégio de poucos), compreendeu que era preciso dar um remédio à injustiça secular que mantinha os pobres longe da escola.

Com a ajuda de outros 12 bem intencionados jovens, fundou em 1684 a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Partindo do direito à gratuidade e à universalidade da educação, instituiu as primeiras 'escolas populares' e iniciou um ensino de caráter elementar e profissional. Nada de latim como língua principal, mas logo a língua materna, com objetivos mínimos no começo, acessível a todos, compreendendo a leitura, a escrita, a ortografia, a aritmética (as assim chamadas habilidades de base) e, como premissa, uma boa meia hora de catecismo.

A meia hora de religião diária ainda é a premissa de rigor em todas as escolas da congregação, difundidas agora nos cinco continentes e universalmente apreciadas e desejadas em virtude da seriedade dos estudos e da preparação dos professores. São João morreu no retiro de Saint-Yon e foi canonizado em 1900.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.