Igreja de
Sao Joao Batista

Rua São João, 1363
Lagoa Seca, Natal/RN.

Igreja de
Santo Antonio

Av. Sen. Salgado Filho
Lagoa Nova, Natal/RN.

Igreja do
Cristo Redentor

Rua da Aurora, 62
Lagoa Nova, Natal/RN.

Igreja de
N. Sra. do Monte Libano

R Dr. José Borges, 1483
Lagoa Nova, Natal/RN.

PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

Tenha um domingo diferente! Sintonize seu Rádio no Canal 87,9FM e participe do Programa "Manhã com Deus", tocando o seu coração!

HORÁRIO: 10h às 12h30      |       RÁDIO: 87,9FM NATAL       |       TEL.: (84) 3605-6029 / 2010-8700       |       LOCUTOR: Jailson Santos

 

Artigos em Destaque

02.MAI - Santo Atanásio (295 - 373)

Bispo e doutor da Igreja (295 - 373)

Atanásio é universalmente venerado como 'pai da ortodoxia' e 'arauto da divindade de Cristo', pela qual sofreu cinco vezes o exílio, em Tréveris, em Roma e no deserto egípcio.

Poucos meses depois de retornar de Nicéia - onde estivera como acompanhante de seu santo bispo Alexandre, por ocasião do concílio ecumênico -, foi chamado a sucedê-lo na sede de Alexandria do Egito, onde se confrontavam as religiões pagã, judaica e cristã, representadas pelas seitas heréticas, gnósticas e maniqueístas. Aí floresceu o temperamento batalhador de Atanásio.

Desde o início da adolescência, aprendera a conviver com a perseguição ao cristianismo, conduzida por Diocleciano. Quando simples diácono, e já dotado de sólida formação cultural, ergueu-se em liça contra Ário. Este propagava - precisamente em Alexandria do Egito - a doutrina antitrinitária, que fazia de Cristo uma simples criatura, 'filho de Deus pela graça'.

O Concílio de Nicéia restabelecera a 'verdade da fé', mas não a paz. Eleito bispo, coube-lhe dispender muitas energias para barrar a heresia, que Melécio difundia de modo camuflado. De fato, o ressurgir do arianismo coincide, na verdade, com sua elevação ao episcopado. Alguns bispos 'melecianos' dificultaram-lhe a vida, por meio de infamantes acusações - entre as quais, a de que teria abusado de uma mulher e assassinado Arsênio, bispo de Ipsale. Felizmente este reapareceu vivo e saudável.

Mas os arianos conseguiram envolver nas contendas religiosas os próprios imperadores que sucederam a Constantino, os quais, considerando que Atanásio constituía um perigo para a paz religiosa, mandaram-no sucessivas vezes ao exílio.

O pugnaz bispo serviu-se dessa pausa forçada para retemperar o espírito entre os monges do deserto. Tinha em grande veneração o abade santo Antão, patriarca dos monges do deserto. Acerca deste, Atanásio escreveu uma preciosa biografia, que inflamou de entusiasmo pela vida solitária tantos jovens (até no Ocidente).

Com a ascensão do imperador Valente, tiveram fim suas precipitadas fugas e o exílio. Atanásio pode, então, consagrar-se em paz ao pastoreio de seu próprio rebanho, bem como aos escritos teológicos, que o fizeram ser venerado como um dos quatro doutores gregos.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Versículo do Dia

Informações


+ Rua São João, 1363, Lagoa Seca, Natal/RN.

+ Tel.: (84) 3615-2871

+ pascom@paroquiasaojoaonatal.org.br

+ Pároco: Pe. Marcelo C. Cruz

+ Secretaria: 08h às 11h | 13h30 às 17h30

Link's Úteis

Arquidiocese de Natal CNBB Vaticano
 Biblia Catolica Radios Net  Radio Sao Joao