Secretaria: (84) 3615-2871

08.JUL - Santos Áquila e Priscila

Discípulos de São Paulo

Na primeira Epístola aos Coríntios, escrita pelo Apóstolo durante sua estrada em Éfeso, quando hóspede do casal Áquila e Priscila, lê-se ao final: ”Áquila e Priscila, bem como a igreja que se reúne na casa deles, saúdam-vos efusivamente no Senhor”.

De fato, o encontro com o casal se dera em Corinto, em 51, no decurso da segunda viagem missionária de Paulo. Fabricante de tendas e de esteiras como eles, o Apóstolo logo encontrou hospitalidade e trabalho na casa dos dois judeus, provavelmente já convertidos ao cristianismo durante o tempo em que estiveram em Roma.

Áquila, judeu originário de Éfeso, transferira-se para Roma com a esposa e aí exercia uma pequena atividade comercial. Quando o imperador Cláudio baniu da cidade todos os judeus, os cônjuges refugiaram-se em Corinto.

Tinham um bom negócio e, graças às economias amealhadas em conjunto, durante a atividade desenvolvida em Roma, conseguiram encontrar casa e trabalho para si e para os outros correligionários. Com efeito, quando Paulo chegou à laboriosa cidade de Corinto, dirigiu-se de imediato a essas duas generosas pessoas. Ele logo discerniu suas boas qualidades e a ajuda que daí poderia obter na difícil missão de anunciar o Evangelho entre pessoas com múltiplos afazeres e de moral dissoluta.

Mais tarde, para evitar um excessivo incômodo, Paulo escolheu como local de reunião da embrionária comunidade cristã a casa do neófito Tísio Justo, embora continuasse a viver do comércio de Áquila e Priscila, que, além disso, o proviam de comida e alojamento.

A veneração dos dois pelo Apóstolo é confirmada pelo fato de que decidiram deixar Corinto e acompanhá-lo a Éfeso. Isso demonstra que já eram partícipes da atividade missionária de são Paulo, com o qual colaboravam; quando Paulo saiu de Éfeso, continuaram a catequese apostólica.

O neófito Apolo foi instruído e preparado para o batismo pelos dois. Sobre ambos, tudo o mais se ignora. O Sinaxário constantinopolitano denomina-os “apóstolos e mártires”.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.