Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

16.JUL - Nossa Senhora do Carmo

A ordem dos carmelitas – a mais antiga da história da Igreja, cuja origem não é datada -, embora considere o profeta Elias como seu modelo, não o tem como fundador. É provável que essa lacuna tenha favorecido a devoção a Maria, que deu seu nome à ordem, constituindo-se no eixo de sua piedade.

Eis o que se lê no Livro das instituições, dos primeiros monges do Carmelo: “Em lembrança da visão que mostrou ao profeta a vinda desta Virgem sobre a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia para o Carmelo, os monges, no ano de 93 da encarnação do Filho de Deus, destruíram sua antiga casa e construíram uma capela sobre o monte Carmelo, perto da fonte de Elias, em honra dessa pequena virgem voltada a Deus”.

Em 1187, os primeiros eremitas carmelitas latinos marcaram sua presença numa capela dedicada à Virgem. Expulsos pelos sarracenos no século XIII, alguns monges disseminaram-se em várias regiões e fundaram vários Carmelos (em Chipre, na Sicília, na França e na Inglaterra), embora encontrando obstáculos e resistências da hierarquia eclesiástica.

A Virgem aconselhara o papa Honório III a acolher favoravelmente esses monges: “Que não se ponham obstáculos a meu desejo”. Para vencer as últimas dificuldades, intervém novamente a Virgem: “Os irmãos imploraram-lhe insistentemente que os livrasse das insídias infernais, a ela que os conduzira a esse local. Enquanto Simão Stock assim rezava, a Mãe de Deus lhe apareceu acompanhada por uma multidão de anjos, segurando numa das mãos o escapulário da Ordem, e lhe disse: ‘Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: toda pessoa que for revestida desse hábito será salva’”.

O pior carmelitano Balduíno Lessius menciona uma visão de João XXII acerca da bula – por muitos não considerada autêntica -, que fala do “privilégio sabatino”, o qual consiste em ficar livre do purgatório no primeiro sábado depois da morte. E Pio XII, que se ufanava de estar inscrito na confraria do Carmelo, frisava, por meio da bula de 11 fevereiro de 1959, que “em primeiro lugar, entre todas as devoções marianas, deve-se pôr o escapulário, que está ao alcance de todos”.

Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.