Primeira Leitura: Rm 13,8-10
Irmãos: 8 Não tenhais dívida com ninguém, a não ser a da caridade mútua; pois quem ama o próximo cumpre plenamente a Lei. 9 Porque os mandamentos: não cometerás adultério; não matarás; não roubarás; não cobiçarás, e qualquer outro mandamento, se resumem nesta fórmula: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.10 A caridade não faz mal ao próximo. A caridade é, portanto, o pleno cumprimento da Lei.
Salmo: Sl 111 (112),1-2. 4-5. 9 (R.5a)
R. O bom se compadece, empresta ao próximo.
1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.4 Luz nas trevas, cintila para os justos, cheio de compaixão e de piedade. 5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens.
9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória.
Evangelho: Lc 14,25-33
Naquele tempo:25 caminhando uma grande multidão com Jesus, ele se virou e disse: 26 “Se alguém vem a mim, sem me preferir a seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Pois quem de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem meios para acabá-la? 29 Caso contrário, tendo posto os alicerces e não podendo terminar, todos os que o virem zombarão dele dizendo: 30 ‘Este homem começou a construir e não pode terminar!’. 31 Ou ainda qual é o rei que, saindo para guerrear com outro, não senta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que marcha com vinte mil contra ele? 32 Se não, enquanto o outro ainda está longe envia-lhe uma embaixada para propor as condições de paz. 33 Portanto todo o que dentre vós não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.