Primeira Leitura: Rm 16,3-9.16.22-27
Irmãos: 3 Saudai a Prisca e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus: 4 eles arriscaram a cabeça por minha vida e por isso não só eu, como também todas as Igrejas das nações, lhes agradecemos. 5 Saudai também a comunidade que se reúne na casa deles. Saudai a meu querido Epêneto, primeira dádiva que a Ásia ofereceu a Cristo. 6 Saudai a Maria, que suportou muito cansaço por mim. 7 Saudai a Andrônico e Júnias, meus compatriotas e companheiros na prisão, muito conceituados entre os apóstolos, discípulos de Cristo já antes de mim. 8 Saudai a Ampliato, a quem amo no Senhor. 9 Saudai a Urbano, nosso colaborador em Cristo e a meu amigo Estaquis. 16 Saudai-vos uns aos outros com um beijo fraterno. Todas as Igrejas de Cristo vos enviam saudações.22 Eu, Tércio, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor. 23 Gaio, meu hóspede e toda a Igreja, vos saúdam. Erasto, tesoureiro da cidade e o irmão Quarto vos saúdam. [24].25 A ele que é poderoso para vos confirmar de acordo com o Evangelho que anuncio, ao pregar Jesus Cristo conforme a revelação do mistério que esteve escondido desde a eternidade, 26 mas que agora foi revelado, e pelas Escrituras dos profetas e por disposição do eterno Deus foi dado a conhecer a todos os pagãos para os conduzir à obediência da fé, 27 a ele, único e sábio Deus, pelos séculos dos séculos! Amém.
Salmo: Sl 144 (145),2-3. 4-5. 10-11 (R. Cf. 1b)
R. Ó meu Deus, meu rei, quero exaltar-te e bendizer-te sempre e eternamente.
2 Dia após dia, quero bendizer-te, louvar teu nome, sempre e eternamente. 3 Senhor, és grande, a ti todo louvor: não se pode medir tua grandeza.
4 Louvem-te as gerações umas as outras, proclamem teu poder e tuas obras. 5 Cantem teu esplendor e tua glória, as tuas maravilhas anunciem.
10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.
Evangelho: Lc 16,9-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9 Por isso vos digo: conquistai amigos com a riqueza injusta para que, quando esta vier a faltar, esses amigos vos acolham nas moradas eternas! 10 Quem é merecedor de confiança nas coisas pequenas também será nas grandes. E quem é desonesto nas mínimas coisas, será desonesto também nas grandes. 11 Portanto, se não fostes dignos de confiança quanto às riquezas alheias, quem vos confiará a que vos é própria? 12 Se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que vos pertence? 13 Nenhum criado pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro. Em outras palavras, se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e à riqueza”.14 Ora, os fariseus, ávidos de dinheiro, ouviam isto tudo e zombavam dele. 15 E Jesus lhes disse: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece vossos corações; e o que é elevado para os homens, é abominável para Deus.