Primeira Leitura: Sb 1,1-7
1 Amai a justiça, soberanos da terra, tende bom conceito do Senhor, de coração sincero procurai-o. 2 Ele se mostra aos que não o tentam, e se revela aos que não lhe recusam fé. 3 Pois os pensamentos tortuosos afastam de Deus e a Onipotência, posta à prova, confunde os insensatos. 4 Não, a Sabedoria não entra numa alma malfazeja, nem habita num corpo sujeito ao pecado. 5 Pois o santo espírito, que nos educa, foge aos estratagemas, ele se afasta dos pensamentos destinados, e é afugentado ao sobrevir a injustiça. 6 A Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa o blasfemador impune por seus ditos. Deus é a testemunha de seus rins, o verdadeiro observador do seu coração e o auscultador das suas palavras. 7 O espírito do Senhor enche o mundo e, mantendo unido o universo, está a par de tudo o que se diz.
Salmo: Sl 138 (139),1-3. 4-6. 7-8. 9-10 (R. 24b)
R. Pela estrada da paz tu me conduzas, ó Senhor!
1 Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos.
4 Nem me aflorou aos lábios a palavra, e já sabes, Senhor, qual ela seja. 5 Cercas-me pela frente e por detrás, pousas em minha fronte a tua mão. 6 Excede o teu saber meu pensamento, não o posso atingir, de tão sublime.
7 Para onde fugir do teu espírito, onde da tua face me ocultar? 8 Se acaso escalo os céus, no céu te encontras; se mergulho no abismo, estás presente.
9 Se nas asas da aurora alçar o voo e para além dos mares ancorar, 10 ali também conduz-me a tua mão e de mim se apodera a tua destra.
Evangelho: Lc 17,1-6
1 Depois, Jesus ainda disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam tentações para o pecado, mas ai daquele por quem elas acontecem! 2 Melhor seria para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho ao pescoço e o atirassem ao mar, do que levar ao pecado um só destes pequeninos! 3 Estai atentos quanto a vós mesmos! Se teu irmão te ofender, repreende-o. E, se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4 E se pecar sete vezes por dia contra ti e outras sete vezes voltar a ti dizendo: ‘Estou arrependido’, tu o perdoarás”. 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé”. 6 O Senhor respondeu : “Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta figueira: ‘Arranca-te com as raízes e joga-te no mar’ e ela vos obedeceria.