Primeira Leitura: Sb 2,23-3,9
23 Sim, Deus criou o homem para a incorruptibilidade e o fez à sua própria imagem; 24 é pela inveja do demônio que a morte entrou no mundo; provam-na os que são do partido dele. 3,1 As almas dos justos estão nas mãos de Deus, e não as atinge o tormento. 2 Parecem mortos aos olhos dos tolos; seu trespasse é tido como infortúnio, 3 sua partida do nosso meio, como uma destruição: mas eles estão na paz. 4 Embora castigados aos olhos dos homens, a esperança deles está cheia de imortalidade: 5 por leve correção serão cumulados de bens, pois Deus os experimentou e os achou dignos dele: 6 examinou-os como o ouro no cadinho, aceitou-os como holocausto perfeito. 7 No dia da sua visita resplandecerão e correrão como fagulhas na palha. 8 Julgarão as nações e dominarão os povos, o Senhor será seu rei para sempre. 9 Os que confiam nele compreenderão a verdade, e seus fiéis viverão com ele no amor; graça e amor: o quinhão dos seus eleitos.
Salmo: Sl 33 (34),2-3. 16-17. 18-19 (R. 2a)
R.Bendirei ao Senhor em qualquer tempo!
2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!
16 Os olhos do Senhor buscam os justos, inclina os seus ouvidos para ouvi-los.17 O olhar do Senhor procura os maus, para apagar da terra o seu vestígio.
18 Quando clamam por ele, logo atende; de todas as angústias os liberta. 19 Do coração aflito ele está perto, ele conforta o espírito abatido.
Evangelho: Lc 17,7-10
Naquele tempo, disse Jesus: 7 ‘Quem de vós dirá ao empregado que volta para casa, depois de arar e guardar o gado: ‘Depressa! Vem sentar-te à mesa’? 8 Pelo contrário, não lhe dirá: ‘Prepara-me a ceia, põe o avental e serve-me, até que eu acabe de comer e beber, e depois tu comerás e beberás’? 9 Por acaso ele dirá um obrigado ao servidor por ter cumprido suas ordens? 10 Vós também, do mesmo modo, quando tiverdes feito tudo o que vos for mandado, dizei: ‘Somos uns pobres servidores: fizemos o que era de nossa obrigação”’.