Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-Feira, 15 de Novembro, 32ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Sb 6,1-11

1 Ouvi, pois, ó reis, e compreendei! Instruí-vos, governantes dos confins da terra! 2 Ouvi, dominadores das multidões, que vos ufanais da imensidão dos povos! 3 O poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania pelo Altíssimo: ele examinará vossa conduta e sondará vossos desígnios. 4 Pois, como ministros do seu Reino, não julgastes com justiça nem guardastes a Lei, nem andastes segundo o plano de Deus. 5 Ele cairá sobre vós, terrível e fulminante; um juízo severo se exerce sobre os potentes. 6 Ao humilde se perdoa por compaixão, mas os grandes serão examinados com rigor. 7 Pois o Senhor do universo a ninguém teme, nem se deixa impressionar pela grandeza; pequenos e grandes, ele os fez, e de todos toma igual cuidado. 8 Um exame severo aguarda os poderosos. 9 A vós, soberanos, os meus discursos, para aprenderdes sabedoria e não cairdes; 10 pois os que guardam santamente as coisas santas serão santificados e se defenderá quem nelas se instrui. 11 Tende sede de minhas palavras, buscai-as e sereis instruídos.

Salmo: Sl 81 (82), 3-4. 6-7 (8a)

R. Ó Deus, põe-te de pé e julga a terra!

3 Fazei justiça ao órfão e oprimido, ao pobre e desvalido absolvei. 4 Dai liberdade ao fraco e ao miserável, e das garras dos ímpios libertai-os!”.

6 Ó juízes, eu disse, vós sois deuses; sim, sois todos vós filhos do Altíssimo.7 Contudo, sendo homens, morrereis, caireis um dia como todo príncipe!

Evangelho: Lc 17,11-19

11 Durante a viagem para Jerusalém, Jesus passou ao longo da fronteira entre a Samaria e a Galileia. 12 Entrando num povoado, dez leprosos foram ao seu encontro. 13 Eles pararam à distância e gritaram com força: “Jesus, Mestre, tem pena de nós!”. 14 Apenas Jesus os viu, disse: “Ide vos mostrar aos sacerdotes”. E enquanto caminhavam ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. 16 E caiu com o rosto por terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. Ora, ele era um samaritano. 17 Mas Jesus observou: “Não ficaram curados os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não houve nenhum que voltasse para dar glória a Deus a não ser este estrangeiro?”. 19 Depois acrescentou: “Levanta-te, segue teu caminho. Tua fé te salvou”.