Secretaria: (84) 3615-2871

5ª-Feira, 16 de Novembro, 32ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Sb 7,22-8,1

A Sabedoria é a artífice de todas as coisas 22 Nela há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, ágil, perspicaz, puro, claro, impassível, amante do bem penetrante, 23 incoercível, benfazejo, amigo dos homens, firme, seguro, despreocupado, tudo pode e abrange com o olhar, penetra todos os espíritos, os inteligentes, puros e sutis. 24 Mais que todo movimento, a sabedoria é móvel: atravessa e penetra tudo por sua pureza. 25 Ela é um sopro do poder de Deus, uma pura emanação do esplendor do Todo-poderoso; por isso nada de maculado se introduz nela. 26 Ela é reflexo da Luz eterna, espelho sem mancha do agir de Deus, a imagem de sua bondade. 27 Embora sendo uma só, tudo pode; sempre a mesma, ela renova o universo.Passa, através dos séculos, para as almas santas, fazendo-as amigas de Deus e profetas: 28 pois Deus só ama a quem habita com a sabedoria: 29 Pois é mais bela que o sol, e excede todas as constelações. Comparada à luz, leva a primazia; 30 pois a luz cede lugar à noite, mas, contra a Sabedoria, o mal não prevalece.8,1Exerce a sua influência vigorosa de um extremo a outro do mundo e egregiamente governa o universo.

Salmo: Sl 118 (119), 89, 90. 91. 130. 135. 175 (R. 89a)

R. Dura a tua palavra eternamente, ó Senhor!

89 Dura a tua palavra eternamente, mais estável, Senhor, que o próprio céu.

90 Por gerações afora ela se estende: firmaste a terra e a terra permanece.

91 Por teus decretos tudo subsiste, porque todas as coisas te obedecem

130 Tua palavra é luz ao revelar-se,até os pequeninos a compreendem.

135 Brilhe o teu rosto, ó Deus, para o teu servo, e dá-me compreender os teus desígnios!

175 Minh’alma viva sempre a te louvar, venham em meu auxílio os teus conselhos!

Evangelho: Lc 17,20-25

20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21 Nem se poderá dizer: ‘Ele está aqui! ou ele está lá!’. Porque o Reino de Deus já está no meio de vós”. 22 Disse ainda aos discípulos: “Virá o tempo em que desejareis ver pelo menos um dos dias do Filho do homem, mas não o vereis. 23 Dirão a vós: ‘Ele está aqui’, ‘Ele está lá’, mas não deveis ir atrás, nem segui-los. 24 Porque como o relâmpago brilha de um lado a outro do céu, assim se dará com o Filho do homem no seu dia. 25 Mas é preciso que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.