Primeira Leitura: 1Mc 2,15-29
Naqueles dias: 15 Os emissários do rei, incumbidos de forçar à apostasia, chegaram à cidade de Modin, para a organização dos sacrifícios. 16 Muitos israelitas aproximaram-se deles. Matatias e seus filhos conservaram-se afastados. 17 Tomando a palavra, os emissários do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo-lhe: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18 Sê o primeiro a aproximar-te e executar a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que permaneceram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei; tu e teus filhos sereis honrados com prata, ouro e numerosos presentes”. 19 Matatias replicou com voz forte: “Ainda que todas as nações incorporadas ao Império do rei passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus pais e submetendo-se às suas ordens, 20 eu, meus filhos e meus irmãos seguiremos a Aliança de nossos pais. 21 Deus nos livre de abandonar a Lei e os Preceitos! 22 Não daremos ouvidos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião, nem para a direita, nem para a esquerda”. 23 Logo que concluiu estas palavras, um judeu se adiantou, na presença de todos, para oferecer sacrifício no altar de Modin, conforme a determinação do rei. 24 Vendo isso, Matatias inflamou-se de zelo e seus rins fremiram. Tomado por justa cólera, precipitou-se sobre ele e o degolou sobre o altar. 25 Matou, ao mesmo tempo, o emissário do rei que obrigava a sacrificar, e destruiu o altar. 26 Ardia em zelo pela Lei, à semelhança de Fineias em relação a Zambri, filho de Salu. 27 E Matatias saiu proclamando em alta voz através da cidade: “Quem tem zelo pela Lei e conserva a Aliança venha e siga-me!”. 28 E fugiu, com seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. 29 Grande número de homens, seguidores da justiça e da Lei, desceu e foi morar no deserto.
Salmo: Sl 49 (50), 1-2. 5-6. 14-15 (R. 23b)
R. Darei a salvação ao homem reto!
1 O Senhor, Deus dos deuses, clama e acusa; do levante ao poente chama a terra. 2 Resplandece em Sião, belo e perfeito;
5 “Juntai diante de mim todos os meus, os que a minha aliança celebram”. 6 Anunciam os céus seu julgamento: é o próprio Senhor que vem julgar!
14 Imola a Deus, a tua ação de graças, cumpre os teus votos para com o Altíssimo. 15 Clama por mim no dia da aflição, e então te livrarei, e hás de louvar-me.”
Evangelho: Lc 19,41-44
Naquele tempo: 41 Chegando Jesus mais perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: 42 “Ah! Se pelo menos neste dia tu também compreendesses a mensagem da paz! Mas ai! Isto agora está oculto aos teus olhos. 43 Virão dias sobre ti, em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, investirão contra ti e te apertarão de todos os lados. 44 Vão te abater juntamente com os teus filhos que estiverem dentro das tuas muralhas, e não deixarão de ti pedra sobre pedra, porque não soubeste reconhecer o tempo em que foste visitada!”.