Primeira Leitura: 1Mc 4,36-37.52-59
Naqueles dias 36 Judas e seus irmãos disseram: “Eis que nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o Santuário e fazer a dedicação”. 37 Reuniu-se todo o exército e subiram ao monte Sião. 52 No dia vinte e cinco do nono mês chamado Casleu do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper do dia 53 e ofereceram um sacrifício, conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que acabavam de construir. 54 O altar foi inaugurado ao som de cânticos, de cítaras, de harpas e de címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os gentios o tinham profanado. 55 Todo o povo se prostrou com o rosto em terra para adorar e se dirigiu ao céu para louvar Aquele que lhe dera a vitória. 56 Durante oito dias celebraram a dedicação do altar, oferecendo holocaustos com alegria e também sacrifícios de comunhão e de ação de graças. 57 Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do Templo. Reconstruíram as entradas e os aposentos e muniram-nos de portas. 58 Grande alegria espalhou-se entre o povo. Fora reparado o ultraje infligido pelos gentios. 59 Judas, de acordo com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegria e regozijo, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu.
Salmo:1Cr 29,10. 11abc. 11d-12a. 12bcd (R. 13b)
R. Queremos celebrar o vosso nome glorioso.
10 Bendito sejas tu de eternidade em eternidade, Javé, Deus de Israel, nosso pai.
11abc A ti, Javé, a grandeza, o poder, a magnificência, o esplendor e a glória, porque tudo, no céu e na terra, te pertence.
11d A ti, Javé, a realeza; a ti pertence a tua soberana exaltação acima de tudo. 12a De ti vêm a riqueza e a glória!12 bcd Sois o Senhor e dominas tudo; em tua mão estão a força e o poder e só tu és apto a engrandecer e firmar todas as coisas.
Evangelho: Lc 19,45-48
Naquele tempo: 45 Jesus entrou no Templo, começou a expulsar os vendedores 46 dizendo-lhes: “Está escrito: Minha casa será uma casa de oração! E vede como vós a transformastes num covil de ladrões”. 47 E diariamente ele ensinava no Templo. Os sacerdotes-chefes e os mestres da lei queriam tirar-lhe a vida. 48 Mas não sabiam como, pois todo o povo o escutava com enorme admiração.