Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 28 de Novembro - 34ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dn 2,31-45

Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor 31 Tu, ó rei, tiveste uma visão. Ei-la: uma estátua, grande estátua, muito brilhante, erguia-se diante de ti, de aspecto terrível. 32 A cabeça desta estátua era de ouro escolhido; o peito e os braços eram de prata; o ventre e as coxas eram de bronze; 33 as pernas, de ferro; os pés, parte de ferro e parte de argila. 34 Estavas a olhá-la; quando, sem intervenção de ninguém, uma pedra se desprendeu e feriu a estátua nos pés, parte de ferro e parte de argila, quebrando-os. 35 Então se desfizeram, de uma só vez, o ferro, a argila, o bronze, a prata e o ouro, como se fossem palha que o vento leva para fora da eira no verão. Não sobrou nem vestígio deles. A pedra que atingira a estátua tornou-se um grande monte que encheu toda a terra. 36 Este é o sonho, cuja interpretação exporemos na presença do rei; 37 Tu, ó rei, rei dos reis, a quem o Deus do Céu confiou o reino, o poder, a força e a glória 38 — os filhos dos homens e os animais do campo, as aves do céu, em qualquer lugar que moram, ele os colocou em tuas mãos, fazendo-te soberano de todos eles —, és a cabeça de ouro. 39 Depois de ti surgirá outro reino, inferior ao teu, e um terceiro reino, de bronze, que dominará sobre toda a terra. 40 Um quarto reino será forte como ferro, como o ferro que esmaga e despedaça tudo; como o ferro esmagador, ele esmagará e quebrará a todos eles. 41 Quanto aos pés que viste, parte de argila e parte de ferro, é um reino que será dividido; participará da firmeza do ferro, pelo que viste ferro misturado com argila. 42 Os pés, parte de ferro e parte de argila: o reino será parte firme e parte frágil. 43 Como viste o ferro misturado com barro, eles se misturarão por meio de matrimônio recíproco, sem formar um conjunto resistente, como ferro não se liga com argila. 44 Nos dias deste reino, o Deus do Céu suscitará um reino que não será jamais destruído: este reino não passará a outro povo; antes, esmigalhará e aniquilará todos estes reinos, durando ele mesmo eternamente, 45 conforme viste que uma pedra foi arrancada do monte sem intervenção de ninguém, esmigalhando o ferro, o bronze, a argila, a prata e o ouro. O grande Deus revelou ao rei o que está para vir. O sonho é verídico, fiel é a sua interpretação”.

Salmo: Dn 3,57. 58. 59. 60. 61 (Cf. 59b)

R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!

57 Obras do Senhor, bendizei ao Senhor.58 Anjos do Senhor, bendizei ao Senhor.59 Céus, bendizei ao Senhor.60 Águas sobre os céus, bendizei ao Senhor.61 Forças do Senhor, bendizei ao Senhor.

Evangelho: Lc 21,5-11

Naquele tempo: 5 Como alguns lhe observassem que o Templo era construído de belas pedras e ornado com ricos donativos, Jesus disse: 6 “Virão dias em que, de tudo quanto contemplais, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”. 7 Perguntaram-lhe: “Mestre, quando acontecerá isto? Qual será o sinal para indicar o momento em que estas coisas vão acontecer?”. 8 Ele respondeu: “Tende cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Messias!’, e ainda: ‘O tempo está próximo!’.Não os sigais. 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis: é preciso que, primeiro, isto aconteça, mas não será logo o fim”. 10 Depois lhes disse: “Levantar-se-á povo contra povo e reino contra reino.11 Haverá grandes terremotos e, em várias partes, pestes e fomes, bem como fenômenos espantosos no céu.