Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 01 de Dezembro - 34ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dn 7,2-14

Eu, Daniel, 2 “ vi na minha visão durante a noite: Os quatro ventos do céu pelejavam contra o grande mar, 3 e quatro animais enormes, diferentes uns dos outros; emergiram do mar. 4 O primeiro era semelhante a um leão que tinha asas de águia; vi como lhe foram arrancadas as asas; levantou-se ele da terra, pôs-se sobre os pés, como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5 Eis um outro, um segundo animal, semelhante a um urso; erguido de um lado, ele segurava três costelas nas suas fauces, entre os dentes. A este foi dito: Levanta-te e come carne em abundância! 6 Prosseguindo eu em olhar, eis um terceiro, semelhante a um leopardo, com quatro asas de ave no seu dorso; além disso, o animal tinha quatro cabeças; e foi-lhe dado o império. 7 Em seguida, contemplei uma visão, nas visões noturnas. Eis: um quarto animal, terrificante e extremamente forte, com grandes dentes de ferro; devorava, despedaçava e o que sobrava calcava com os pés; era diferente de todos os animais que o tinham precedido; possuía dez chifres.8 Enquanto eu contemplava seus chifres, eis que surgiu outro pequeno chifre do meio deles, sendo três dos primeiros chifres arrancados por causa dele. E naquele chifre havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava com arrogância. 9 Enquanto eu contemplava, foram colocados tronos e um Ancião se assentou. Sua veste: branca como neve; os cabelos da cabeça: puros como lã. Seu trono: flamas de fogo com rodas de fogo ardente. 10 Corria um rio de fogo, saindo de diante dele. Milhares e milhares o serviam, miríade de miríades diante dele. O tribunal tomou assento e os livros foram abertos. 11 Eu ainda ouvia o ruído das palavras arrogantes que o chifre proferia quando vi como o animal foi morto: seu corpo pereceu e foi entregue às labaredas do fogo.12 Quanto aos outros animais, o império foi-lhes tirado, mas sua vida foi prolongada por certo tempo.

Salmo: Dn 3,75. 76. 77. 78. 79. 80. 81 (R. 59b)

R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos!

75 Montes e outeiros, bendizei ao Senhor.

76 Vegetais da terra, bendizei ao Senhor.

77 Fontes, bendizei ao Senhor.

78 Mares e rios, bendizei ao Senhor.

79 Baleias e o que se move nas águas, bendizei ao Senhor.

80 Aves dos céus, bendizei ao Senhor.

81 Bestas e gados, bendizei ao Senhor.

Evangelho: Lc 21,29-33

Naquele tempo Jesus: 29 acrescentou uma comparação: “Vede a figueira e todas as árvores. 30 Quando começam a brotar, vós mesmos percebeis, olhando para elas, que o verão está perto. 31 Assim também, quando virdes acontecer isto, sabei que está perto o Reino de Deus. 32 Eu vos asseguro: esta geração não passará sem que tudo isso se cumpra. 33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.