Primeira Leitura: Is 40,25-31
25 “A quem me comparareis e quem será igual a mim?”, diz o Santo. 26 Erguei os olhos e contemplai: quem criou todos esses astros, senão aquele que alinha seu exército inteiro e chama todos pelo nome? Sua força é tão grande e seu vigor tão poderoso que nenhum deles falta à chamada! 27 Jacó, por que dizes? E tu, Israel, por que afirmas: “Meu destino está oculto a Javé; meu Deus não percebe meu direito”? 28 Não o sabes? Não o escutaste? Javé é um Deus eterno que criou os confins da terra. Ele não se cansa nem se fatiga e sua inteligência é insondável. 29 Ele revigora o extenuado e conforta grandemente quem desfalece. 30 Os jovens se fatigam e cansam, os moços chegam a tropeçar. 31 Mas os que confiam em Javé se revigoram e criam asas como águias, correm sem cansaço e caminham sem fadiga.
Salmo: Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10 (R. 1a)
R. Bendize o teu Senhor, ó minha alma.
1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!
3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.
8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de clemência.
10 Não nos tratou segundo as nossas faltas, nem nos pagou segundo as nossas culpas.
Evangelho: Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”.