Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 31 de Dezembro/2017 - Sagrada Família

Primeira Leitura: Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14)

3 Quem honra seu pai expia seus pecados, 4 quem exalta sua mãe é como quem acumula um tesouro. 5 Quem honra seu pai se alegrará em seus filhos e quando rezar será atendido. 6 Quem glorifica seu pai terá longa vida, quem obedece ao Senhor alegra sua mãe. 7 Quem teme o Senhor honra seu pai e serve a seus pais como ao Senhor. 14 Uma caridade feita ao pai não será esquecida: e para teus pecados te valerá reparação. 15 No dia da tua aflição o Senhor se lembrará de ti; teus pecados se desfarão como o gelo ao sol. 16 Igual ao blasfemador é quem abandona o seu pai; maldito do Senhor quem irrita sua mãe. 17 Meu filho, realiza teus trabalhos com modéstia, serás amado pelo homem agradável a Deus

Salmo: Sl 127,1-2.3.4-5 (R. Cf 1)

R. Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho!

1 Feliz és tu que temes o Senhor e andas no seu caminho! 2 Ganharão tuas mãos o pão que comes, e viverás feliz.

3 Tua esposa é a parreira carregada no coração da casa. Brotam teus filhos como as oliveiras em torno à tua mesa.

4 Eis com que bens será abençoado o que teme o Senhor! 5 De Sião te abençoe, e possas ver Jerusalém feliz; vê-la feliz ao longo dos teus dias.

Segunda Leitura: Cl 3,12-21

Irmãos:12 Por isso, revesti-vos de toda ternura, bondade, humildade, delicadeza e paciência, como escolhidos de Deus, seus santos e muito amados. 13 Suportai-vos uns aos outros. Perdoai-vos mutuamente, sempre que alguém der a outro motivo de queixa. Como o Senhor vos perdoou, assim também vós. 14 Mas, sobretudo, distingui-vos pela caridade que é o laço da união perfeita. 15 E a paz de Cristo reine em vossos corações, pois a ela fostes chamados para formar um só corpo. Enfim, vivei sempre agradecidos! 16 Que a Palavra de Cristo habite copiosamente em vós. Ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Agradecidos do fundo dos vossos corações, cantai louvores a Deus, com salmos, hinos e cânticos inspirados. 17 E tudo que disserdes ou fizerdes, seja sempre em nome de Jesus, o Senhor, dando por ele graças a Deus Pai! 18 As mulheres sejam submissas aos seus maridos, como é conveniente, segundo o Senhor. 19 Os maridos, por sua vez, amem suas mulheres e não as tratem com dureza. 20 Os filhos obedeçam em tudo aos seus pais, pois isso é do agrado do Senhor. 21 Os pais não irritem seus filhos, para que não venham a desanimar.

Evangelho: Lc 2,22-40

22 E quando chegou o dia em que, segundo a Lei de Moisés, deviam ser purificados, levaram-no a Jerusalém, para a apresentação ao Senhor 23 — conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor. 24 Deviam também oferecer um par de rolas ou dois pombinhos em sacrifício, conforme está escrito na Lei do Senhor. 25 Ora, em Jerusalém havia um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E o próprio Espírito lhe tinha revelado que não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Impelido pelo Espírito, dirigiu-se para o Templo; e quando os pais levaram o Menino Jesus ao Templo para cumprirem as disposições da lei, 28 Simeão o tomou nos braços e, agradecido, louvou a Deus com estas palavras: 29 “Agora, Senhor Soberano, tu podes, segundo a tua palavra, deixar partir em paz este teu servo, 30 Forque os meus olhos contemplaram a tua salvação, 31 que preparastes em favor de todos os povos: 32 uma luz para iluminar as nações e uma glória para o teu povo Israel”.  33 Seu pai e sua mãe estavam admirados com tudo o que foi dito a respeito do menino. 34 Simeão, os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado à ruína e ao reerguimento de muitos em Israel. Ele deve ser um alvo de contradição. 35 E quanto a ti mesma, para ser uma espada que transpassará a tua alma. Assim é que aparecerão em plena luz os pensamentos ocultos no coração de muitos”. 36 Havia também uma profetisa chamada Ana. Era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Estava já bastante idosa. Tinha vivido sete anos com seu marido, com quem se tinha casado na juventude. 37 Depois que enviuvou, chegou até os oitenta e quatro anos. Não arredava os pés do Templo, servindo a Deus dia e noite: jejuava e rezava. 38 Ela chegou naquele mesmo momento e começou, agradecida, a louvar a Deus. E falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Israel. 39 Uma vez cumprido tudo o que estava disposto pela lei do Senhor, os pais regressaram com ele para a sua cidade de Nazaré na Galileia. 40 Por seu lado, o menino ia crescendo e se desenvolvendo. Ele estava cheio de sabedoria e gozava dos favores divinos.