Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 09 de Janeiro/2018 - 1ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Sm 1,9-20

Naqueles dias, 9 depois de terem comido e bebido, Ana se levantou, enquanto Eli, o Sacerdote, estava sentado na sua cadeira junto ao umbral do santuário de Javé; 10 e, como estivesse aflitíssima, orou a Javé entre lágrimas abundantes, 11 pronunciando o seguinte voto: “Javé dos exércitos, se considerares a aflição de tua serva e te lembrares de mim, não te esquecendo de tua serva, a ponto de lhe concederes um filho homem, eu o consagrarei a Javé por todos os dias de sua vida, e navalha alguma lhe passará sobre a cabeça”. 12 Ora, enquanto ela rezava assim a Javé, Eli observava a sua boca; 13 Ana falava baixinho, e os seus lábios apenas se moviam sem que se lhe escutasse a voz; Eli julgou-a embriagada. 14 Disse-lhe: “Até quando estarás assim embriagada? Vai digerir o teu vinho!”. 15 Respondeu-lhe Ana, dizendo: “Não, meu senhor! Sou uma mulher de espírito atribulado; não bebi vinho nem outra coisa inebriante, apenas desafoguei meu coração diante de Javé. 16 Não consideres tua serva como uma mulher à toa; foi por excesso de tristeza e desgosto que falei até agora”. 17 Disse-lhe Eli: “Vai-te em paz, e que o Deus de Israel conceda o que lhe pediste”. 18 Ela respondeu: “Assim a tua serva encontre favor diante dos teus olhos!”. A mulher foi-se embora, comeu, e o seu rosto já não quedava entristecido. “Deus me deu este filho: eu o consagro a Deus!” 19 Na manhã seguinte levantaram-se muito cedo, adoraram a Javé e voltaram para a sua casa em Ramá. E Elcana se uniu à sua mulher, e Javé recordou-se dela. 20 Ana concebeu e, completados os dias, deu à luz um filho, a quem chamou Samuel, porque a Javé foi pedido.

Salmo: Cânt.: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R/. 1a)

R. Exulta meu coração em Javé, meu Salvador.

1Exulta meu coração em Javé, e em meu Deus minha fronte se eleva. Minha boca se alarga contra meus inimigos, pois regozijo-me com teu auxílio.

4 É quebrado o arco dos valentes, mas os fracos são cingidos de força. 5 Os saciados vão labutar para ter pão, mas os famintos vão cessar de trabalhar. A estéril será mãe até sete vezes, mas a prolífica vai definhar.

6 É Javé quem faz morrer e quem faz viver, quem faz descer ao Xeol e de lá subir. 7 É Javé quem faz empobrecer ou enriquecer, é ele quem humilha e quem exalta.

8 Da poeira ele ergue o pobre, da lama ele tira o infeliz: e é para colocá-los junto aos grandes dando-lhes um trono de glória.

Evangelho: Mc 1,21b-28

21 Chegaram a Cafarnaum e, no dia de sábado, Jesus entrando na sinagoga ensinava. 22 Os ouvintes se admiravam muito com o seu modo de ensinar, porque ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas. 23 E estava ali, naquela sinagoga, um homem possesso de um espírito impuro, que começou a gritar: 24 “Que é que tens conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nossa perdição? Eu te conheço: tu és o Santo de Deus!”. 25 Mas Jesus o repreendeu energicamente: “Cala-te e sai deste homem!”. 26 O espírito impuro, sacudindo o homem com violência, deu um forte grito e saiu dele. 27 Todos ficaram tão espantados que perguntavam entre si: “Mas o que é isto? Aí está um ensinamento novo, dado com autoridade! Ele manda até nos espíritos impuros e eles lhe obedecem!”. 28 Sua fama se espalhou por toda parte, em toda a região vizinha à Galileia.