Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 12 de Janeiro/2018 - 1ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Sm 8,4-7.10-22a

Naqueles dias, 4 reuniram-se os anciãos de Israel e foram ter com Samuel em Ramá. 5 Disseram-lhe: “Eis que tu estás velho e teus filhos não seguem o teu caminho. Dá-nos, então, um rei que nos governe, como o têm as outras nações”. 6 Tais palavras desagradaram a Samuel, por terem dito: “Dá-nos um rei que nos governe!”, e rezou a Javé. 7 Javé, porém, disse a Samuel: “Atende a voz do povo em tudo que te disser. Pois não foi a ti que desprezaram, mas a mim, para que não reine mais sobre eles. 10 Samuel comunicou ao povo, que lhe pedira um rei, as palavras de Javé. 11 Disse: “Estes serão os direitos do rei que vos regerá: porá vossos filhos ao serviço de seus carros e de seus cavalos, e eles correrão diante de seu carro. 12 Usará deles como chefes de mil e chefes de cinquenta; ele os fará lavrar a sua lavoura e colher a sua colheita, fabricar os seus instrumentos de guerra e o equipamento de seus carros. 13 Requisitará vossas filhas para lhe prepararem perfumes e cuidarem da cozinha e do forno. 14 Tomará o melhor das vossas lavouras, vinhas e oliveiras, para dá-lo à sua gente. 15 Dos campos e vinhas que sobrarem reclamará os dízimos, para pagar os seus eunucos e oficiais. 16 Os melhores de vossos escravos e escravas, de vossos bois e de vossos asnos, ele os tomará para os empregar em seus trabalhos. 17 Cobrará dízimos dos vossos rebanhos, e vósmesmos sereis seus escravos. 18 Gritareis, naquele dia, por causa do rei que escolhestes; mas Javé não vos responderá naquele dia!” 19 Mas o povo recusou-se a atender à voz de Samuel, declarando: “Não. Haverá rei sobre nós! 20 Então seremos como todas as nações: o nosso rei nos governará e será nosso chefe nas guerras”. 21 Ouviu Samuel todas as palavras do povo, e comunicou-as a Javé. 22 E Javé lhe disse: “Atende a reclamação do povo, e dá-lhes um rei”. Samuel, então, disse aos israelitas: “Volte cada um para sua cidade”.

Salmo: Sl 88(89),16-17.18-19 (R/. cf. 2a)

R. Ó Senhor, cantarei sempre a tua graça.

16 Como é feliz o povo que se alegra, ao caminhar à luz da tua face, 17 que celebra o teu nome o dia todo, que tua justiça exaltará!

18 És tu que és o esplendor da sua força, o teu favor exalta a nossa fronte. 19 Na verdade o Senhor é o nosso escudo, o Santo de Israel é o nosso Rei!

Evangelho: Mc 2,1-12

1 Dias depois, voltando a Cafarnaum, espalhou-se a notícia de que Jesus estava em casa. 2 Juntaram-se tantos ali que já não havia mais lugar, nem mesmo diante da porta. E ele lhes pregava a Palavra. 3 Chegaram então algumas pessoas trazendo um paralítico, que vinha carregado por quatro homens. 4 Como não podiam levá-lo até ele, por causa da multidão, abriram o terraço em cima do lugar onde Jesus estava, e, alargando a abertura, desceram o leito em que estava o paralítico. 5 Jesus, vendo a fé que os animava, disse ao paralítico: “Meu filho, os teus pecados estão perdoados”. 6 Alguns mestres da lei que estavam sentados ali pensavam consigo mesmos: 7 “Como é que ele pode falar assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar os pecados, a não ser Deus?”. 8 Jesus logo percebeu em seu espírito que eles pensavam deste modo, e lhes disse: “Por que pensais assim? 9 Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados?’, ou ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda?’ 10 Para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico —: 11 Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa!”. 12 Ele se levantou e logo tomou o seu leito, e saiu à vista de todos, que estavam fora de si de assombro e glorificavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim!”.