Primeira Leitura: 1Sm 9,1-4.17-19; 10,1a
1 Havia entre os benjaminitas um homem chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afiá, de família benjaminita. Era um homem de valor. 2 Tinha ele um filho chamado Saul, jovem e belo. Nenhum dos filhos de Israel era mais formoso do que ele; dos ombros para cima, ele ultrapassava todos do povo. 3 Tinham-se perdido as jumentas de Cis, pai de Saul. E disse a seu filho: “Toma contigo um dos servos, e vai procurar as jumentas”. 4 Eles percorreram a montanha de Efraim e a região de Salisa, e não acharam; pesquisaram a terra de Saalim, e nada; foram à região de Benjamin e nada encontraram. 17 Quando Samuel viu Saul, Javé lhe disse: “Eis o homem de que te falei: ele reinará sobre o meu povo”. 18 Saul abordou Samuel no meio da porta, dizendo lhe: “Ensina-me onde está a casa do vidente”. 19 Samuel tornou-lhe: “Eu sou o vidente. Sobe na minha frente ao lugar de culto, pois hoje comereis comigo. Amanhã te despedirei, revelando-te tudo que tens no coração. 10,1 Samuel tomou um vaso de óleo, e derramou-o sobre a cabeça de Saul; depois beijou-o e disse: “Eis que Javé te ungiu como chefe de seu povo Israel. És tu que regerás o povo de Javé, és tu que o salvarás dos inimigos que o rodeiam. E eis para ti o sinal que Javé te ungiu como chefe de sua herança:
Salmo: Sl 20(21),2a-3. 4-5. 6-7 (R/. 2a)
R. Senhor, por teu poder se alegra o rei.
2 Senhor, por teu poder se alegra o rei, por teu auxílio exulta de alegria. 3 Deste-lhe o que sonhou seu coração, não negaste o pedido dos seus lábios.
4 Vieste a ele em bênçãos copiosas, coroaste de ouro a sua fronte. 5 Ele pediu-te vida e tu lhe deste, longos dias, agora e para sempre.
6 Por tua graça, grande é a sua glória, de prestígio e esplendor o revestiste. 7 Fizeste dele bênção que não passa, encheste-o de alegria em tua face.
Evangelho: Mc 2,13-17
Naquele tempo,13 Jesus voltou de novo para a beira do lago. Todo o povo ia à sua procura, e ele os instruía. 14 Passando por lá ele viu Levi, filho de Alfeu, sentado à mesa de cobrador de impostos, e lhe disse: “Segue-me!”. Ele se levantou e se pôs a segui-lo. 15 Na casa dele, quando Jesus estava sentado à mesa, muitos cobradores de impostos tão desprezados e pecadores estavam com Jesus e seus discípulos, porque eram muitos os que o estavam seguindo. 16 Quando os mestres da lei dos fariseus viram que ele comia com os pecadores e publicanos, perguntavam a seus discípulos: “Por que é que ele come e bebe junto com os cobradores de impostos e pecadores?”. 17 Ouvindo isto, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim chamar os justos, mas os pecadores”.