Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 14 de Janeiro/2018 - 2º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Sm 3,3b-10.19

Naqueles dias, 3 Samuel dormia no santuário de Javé, no lugar em que estava a Arca de Javé. 4 Então Javé o chamou. “Samuel, Samuel!”. Ele respondeu: “Eis-me aqui!”. 5 E correu para junto de Eli, dizendo: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. Eli retrucou: “Não te chamei; volta e dorme”. Voltou, pois, e foi se deitar. 6 Javé chamou de novo: “Samuel, Samuel!”. Este mais uma vez se levantou e foi ter com Eli, dizendo: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. “Não te chamei, meu filho”, disse Eli, “volta para a cama”. 7 Samuel ainda não conhecia Javé, e a palavra de Javé não lhe fora ainda revelada. 8 Pela terceira vez Javé chamou por Samuel. Este se levantou e foi para junto de Eli, 9 dizendo: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. Compreendeu, enfim, Eli, que era Javé quem chamava o menino, e disse a Samuel: “Vai deitar-te; e se mais uma vez te chamarem, tu dirás: ‘Fala, Javé, que teu servo escuta’”. E Samuel tornou a deitar-se em seu lugar. 10 Javé veio, se deteve, e chamou como das outras vezes: “Samuel, Samuel!”. E Samuel respondeu: “Fala, que teu servo escuta!”. 19 Samuel cresceu. Javé estava com ele, e não deixou cair por terra nenhuma das suas palavras.

Salmo: Sl 39(40),2.4ab.7-8a.8b-9.10 (R/. 8a.9a)

R. Eu disse: "Eis que venho, Senhor! Com prazer faço a vossa vontade".

2 Esperei no Senhor ansiosamente, e ele se inclinou e ouviu meu grito.

4 Pôs um cântico novo em minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Que todos possam vê-lo e adorá-lo, encham-se de esperança no Senhor!

7 Não quiseste oblação nem sacrifício, mas abriste, Senhor, os meus ouvidos. Não aceitaste vítima e holocausto, 8a e por isso é que eu disse: “Eis-me aqui!

8b No Livro está escrito a meu respeito que é preciso cumprir tua vontade. 9 Sim, ó meu Deus, é este o meu prazer; trago no coração a tua lei”.

10 Dei à grande assembleia a boa nova, não fechei os meus lábios, tu o sabes.

Segunda Leitura: 1Cor 6,13c-15a.17-20

Irmãos, 13c o corpo, porém, não é para a relação sexual desonesta, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 14 E Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder. 15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? 17 Mas o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. 18 Fugi da perversão sexual! Todo pecado que o homem comete é exterior ao seu corpo; mas o que tem relações sexuais desonestas peca contra o próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é um templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus? E que não sois senhores de vós mesmos? 20 Porque, na verdade, vós fostes comprados. Então, glorificai a Deus no vosso corpo.

Evangelho: Jo 1,35-42 (Testemunho de João)

35 No dia seguinte, João se encontrava lá de novo, com dois discípulos. 36 Vendo Jesus que ia passando, disse: “Este é o Cordeiro de Deus”. 37 Os dois discípulos o ouviram e seguiram Jesus. 38 Ele se voltou e, percebendo que o seguiam, lhes perguntou: “Que procurais?”. Responderam: “Rabi — que quer dizer Mestre —, onde moras?”. 39 E ele lhes disse: “Vinde e vede”. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele encontrou primeiro a Simão, seu irmão, e lhe falou: “Encontramos o Messias” — o que significa Cristo. 42 Levou-o a Jesus. Quando Jesus o viu, disse: “Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas”, nome que significa Pedra.