Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 15 de Janeiro/2018 - 2ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Sm 15,16-23

Naqueles dias 16 Samuel disse a Saul: “Basta! Vou indicar-te o que Javé me falou esta noite”. “Fala!”, disse Saul. 17 Samuel começou: “Por pequeno que sejas aos teus próprios olhos, acaso não te tornaste chefe das tribos de Israel? Não te ungiu Javé rei de Israel? 18 Ele te pôs a caminho com a ordem de eliminar esses pecadores, os amalecitas, combatendo-os até o extermínio. 19 Por que então não obedeceste a Javé? Por que, precipitando-te sobre os despojos, fizeste o que desagradava a Javé? 20 Redarguiu-lhe Saul: “Obedeci à voz de Javé! Fui pelo caminho que Javé me indicou, trouxe Agag, rei de Amalec, e exterminei os amalecitas. 21 O povo tirou as ovelhas e os bois, o melhor do que devia ser eliminado, para sacrificá-lo a Javé, teu Deus, em Gálgala”. 22 Samuel, no entanto, retorquiu: “Gosta Javé de holocaustos e sacrifícios como da obediência à voz de Javé? Sim, obediência vale mais do que sacrifício, docilidade vale mais que gordura de carneiro. 23 A rebelião é como um pecado de feitiçaria! A indocilidade é como um crime de idolatria! Porque rejeitaste a palavra de Javé, ele te rejeitou da realeza”.

Salmo: Sl 49(50),8-9.16bc-17.21.23 (R/. 23b)

R. A todo homem que procede retamente eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8 Não por teus sacrifícios eu te acuso: tenho sempre a meus pés teus holocaustos. 9 Não tomarei os bois da tua casa, nem desejo as ovelhas do teu pasto.

16bc “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.

21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.

23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.

Evangelho: Mc 2,18-22

18 Como os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando, foram lhe perguntar: “Por que é que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus não?”. 19 Jesus lhes respondeu: “Por acaso ficaria bem que os convidados para um casamento fizessem jejum, enquanto o esposo está com eles? Enquanto está, não convém. 20 Mas virá um tempo em que o esposo lhes será tirado. Então sim, eles vão jejuar. 21 Ninguém costura um remendo de pano novo em roupa velha. Do contrário o remendo novo, pelo fato de encolher, estraga a roupa velha e o rasgão fica pior. 22 Ninguém põe vinho novo em velhos recipientes de couro. Caso contrário, o vinho arrebentaria os recipientes. Ficariam perdidos os recipientes e também o vinho. Para vinho novo, recipientes novos!”.