Secretaria: (84) 3615-2871

5ª-Feira, 18 de Janeiro/2018 - 2ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Sm 18,6-9; 19,1-7

Naqueles dias 6, quando Davi retornava após ter abatido o Filisteu, de todas as cidades de Israel, saíram mulheres ao encontro do rei Saul, a cantar e a dançar, ao som de tamborins, de gritos de alegria e de sistros. 7 E as mulheres, ao dançar, cantavam assim: “Saul abateu seus milhares e Davi suas dezenas de milhares”. 8 Saul irou-se muito, e desagradou-lhe tal coisa. E disse: “A Davi deram dez mil, a mim apenas mil; só lhe falta agora a realeza!”. 9 E, daquele dia em diante, Saul, por inveja, não mais viu Davi com bons olhos.19,1 Saul comunicou a seu filho Jonatã e a todos os seus oficiais que ia matar Davi. Mas Jonatã tinha grande afeição por Davi, 2 e preveniu Jonatã a Davi, dizendo-lhe: “Meu pai Saul procura matar-te. Toma cuidado; amanhã cedo, vai para um lugar oculto e fica escondido. 3 Eu, porém, sairei e ficarei ao lado de meu pai no campo onde estiveres; falarei em teu favor a meu pai, e te indicarei tudo o que acontecer”. 4 Então Jonatã falou bem de Davi a seu pai, insistindo com ele: “Que o rei não peque contra o seu servo Davi, porque ele não pecou contra ti; pelo contrário, as suas obras te foram muito vantajosas! 5 Ele expôs sua vida matando o Filisteu, e Javé operou uma grande vitória para todo Israel: tu viste e te alegraste. Por que, então, queres pecar contra o sangue inocente, matando Davi sem motivo?”. 6 Atendeu Saul à voz de Jonatã e jurou: “Por Javé que vive, ele não morrerá!”. 7 Em seguida Jonatã chamou Davi e lhe disse todas estas coisas. Levou-o depois a Saul, e Davi retomou o serviço do rei como antes.

Salmo: Sl 55(56),2-3.9-10. 11-13 (R/. 5bc)

R. Confio em Deus, de nada terei medo.

2 Deus, tem pena de mim, pois me espezinham; o dia inteiro investem contra mim. 3 Pisam-me sem cessar meus inimigos: já nem posso contar os que me atacam.

9 Do meu exílio as sendas registraste, recolheste em teu odre as minhas lágrimas, e a todas anotaste no teu livro. 10 Pois voltarão atrás meus inimigos qualquer dia, Senhor, em que eu te chame. Deus está do meu lado, agora o sei:

11 cumprirá as promessas que me fez. 12 Confio em Deus, de nada terei medo: que me pode fazer qualquer mortal? 13 Pago-te, ó Deus, os votos que te fiz; oblações de louvor eu te ofereço.

Evangelho: Mc 3,7-12

Naquele tempo, 7 Jesus se retirou com seus discípulos em direção ao lago. E seguiu-o uma grande multidão vinda da Galileia; e também da Judeia, 8 de Jerusalém, da Idumeia, da Transjordânia, das regiões de Tiro e Sidon; uma multidão imensa, que tinha ouvido falar do que ele fazia, foi até ele. 9 Ele disse aos discípulos que deixassem uma barca à sua disposição para que a multidão não o apertasse demais, 10 pois havia curado a muitos, e todos que tinham alguma doença se precipitavam para tocá-lo. 11 E quando os espíritos impuros o viam, se jogavam diante dele, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. 12 Mas ele os repreendia severamente para que não o tornassem conhecido.