Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 19 de Janeiro/2018 - 2ª semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Sm 24,3-21

Naqueles dias 3 Saul tomou três mil homens escolhidos de todo Israel, e foi à procura de Davi nos rochedos dos Cabritos. 4 Chegando aos apriscos de ovelhas que havia ao longo do caminho, entrou Saul numa caverna para satisfazer uma necessidade. Ora, Davi e seus homens estavam sentados no fundo da caverna, 5 e estes disseram a Davi: “Eis o dia em que Javé te diz: ‘Entrego o teu inimigo nas tuas mãos; faze dele o que te aprouver!’”. Levantou-se Davi e cortou furtivamente a aba do manto de Saul. 6 Mas depois disso teve remorsos de ter cortado a aba do manto de Saul, 7 e disse aos seus: “Javé não me permita fazer tal coisa a meu senhor, estendendo a minha mão contra ele; pois ele é o ungido de Javé!”. 8 E Davi conteve seus homens com palavras categóricas, e não permitiu que agredissem Saul. Enfim, Saul levantou-se, saiu da gruta e continuou o seu caminho. 9 Então, Davi deixou a gruta e bradou atrás de Saul: “Ó rei, meu senhor!” E quando Saul se voltou, Davi inclinou-se e prostrou-se por terra, 10 e disse: “Por que dás ouvidos aos que dizem: ‘Davi procura fazer-te mal’? 11 Eis que hoje teus olhos viram como Javé te entregou nas minhas mãos, dentro da gruta! Recusei-me a matar-te, compadeci-me de ti, e disse: ‘Não estenderei minha mão contra meu senhor; porque ele é o ungido de Javé’. 12 Ó meu pai, olha bem! Eis a aba de teu manto na minha mão. Se eu pude cortá-la e não te matei, reconhece que não há mal e nem crime em minha mão, e que jamais pequei contra ti, ao passo que tu, ao contrário, me armas ciladas para tirar-me a vida. 13 Julgue Javé entre mim e ti, e que ele me vingue de ti; mas minha mão nunca se levantará contra ti. 14 Como diz o provérbio dos antigos: ‘Dos malvados parte a maldade, e minha mão não tocará em ti’. 15 Atrás de quem partiu em guerra o rei de Israel? Atrás de quem moves a perseguição? Atrás de um cão morto, atrás de uma miserável pulga! 16 Seja Javé o árbitro e julgue entre nós dois. Que examine e defenda a minha causa, e que ele me faça justiça, livrando-me da tua mão”. 17 Terminadas estas palavras, Saul respondeu: “É bem essa a tua voz, meu filho Davi?”. E Saul elevou a voz e chorou, 18 depois disse a Davi: “Tu és mais justo do que eu, pois tu me fizeste o bem, e eu te fiz o mal. 19 Provaste hoje o bem que queres a mim; pois Javé me entregou nas tuas mãos e não me quiseste matar. 20 Pois quem encontrará o seu inimigo e o deixará ir embora tranquilo? Que Javé te recompense pelo bem que me fizeste hoje. 21 E agora eu sei com certeza que tu reinarás de verdade e que a realeza sobre Israel será firme em tuas mãos.

Salmo: Sl 56(57),2.3-4.6.11 (R/. 2a)

R. Tem compaixão, ó Deus, tem compaixão!

2 Tem compaixão, ó Deus, tem compaixão, que em ti busca refúgio a minha alma! Das tuas asas eu me abrigo à sombra, até que se desfaça a tempestade.

3 Ao altíssimo Deus lanço o meu brado, ao Deus que tudo faz em meu favor. 4 Do céu estenda a mão e me socorra, cubra de confusão quem me persegue, graça e fidelidade me conceda!

6 Eleva-te, Senhor, por sobre os céus; refulja a tua glória sobre a terra.

11 Pois mais alto que os céus é o teu amor, tua fidelidade atinge as nuvens.

Evangelho: Mc 3,13-19

Naquele tempo 13 Jesus subiu ao monte. E chamou os que queria para junto de si. E eles chegaram perto dele. 14 Instituiu doze para serem seus companheiros, e para enviá-los a pregar, 15 com o poder de expulsar os demônios. 16 Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, isto é, Filhos do Trovão; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o Cananeu, 19 e Judas Iscariotes, que o traiu.