Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 21 de Janeiro/2018 - 3ª Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Mc 1,14-20

14 Depois que João foi encarcerado, Jesus se dirigiu a Galileia. E proclamava o Evangelho de Deus, 15 dizendo: “Completou-se o tempo. Chegou o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no Evangelho”. 16 Passando à beira do mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André que lançavam as redes na água, pois eram pescadores. 17 E Jesus lhes disse: “Segui-me, e farei de vós pescadores de homens”. 18 Imediatamente, eles abandonaram as redes e se puseram a segui-lo. 19 Um pouco adiante viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam na barca, consertando as redes. 20 E logo os chamou. E então, deixando o pai na barca com os empregados, eles o seguiram.

Primeira Leitura: Jn 3,1-5.10

1 A palavra de Javé foi dirigida pela segunda vez a Jonas: 2 “Levanta-te, disse ele, vai a Nínive, a grande cidade, e transmite a ela a proclamação que eu vou te dizer”. 3 Jonas se levantou e foi a Nínive, segundo a palavra de Javé. Ora, Nínive era uma cidade divinamente grande: eram necessários três dias para atravessá-la. 4 Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro. A pregação dele era esta:“Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída!”. 5 Os ninivitas creram em Deus. Eles proclamaram um jejum e se revestiram de sacos, desde as pessoas maiores até as mais pequeninas. 10 Deus viu o que eles estavam fazendo para se afastar de seus maus caminhos. E Deus se arrependeu do mal com que os tinha ameaçado, e não o realizou.

Salmo: Sl 24 (25), 4ab-5ab.6-7bc.8-9 (R/. 4a.5a)

R. Revela-me, Senhor, os teus caminhos, pela tua verdade me orientes.

4 Revela-me, Senhor, os teus caminhos; faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

6 recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7 Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

Segunda Leitura: 1Cor 7, 29-31

29 Irmãos, eu vos afirmo: o tempo se faz breve. Por isso, os que têm mulher, vivam como se não tivessem; 30 os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; 31 os que usam deste mundo, como se não usassem. Porque a figura deste mundo passa.