Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 22 de Janeiro/2018 - 3ª semana do Tempo Comum

Evangelho: Mc 3,22-30

Naquele tempo 22 os mestres da lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: “Ele está possesso de Beelzebul. E pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 23 Então, Jesus os chamou para perto de si e lhes falou em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás? 24 Se um reino está dividido em si mesmo, não poderá continuar deste modo; 25 se uma casa está dividida em si mesma, não poderá ficar de pé. 26 Do mesmo modo, se Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não poderá também continuar firme e o seu reino chegou ao fim. 27 Mas ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo; só então poderá saquear a sua casa. 28 Eu vos declaro esta verdade: tudo será perdoado aos homens, os pecados e as blasfêmias, sejam quais forem; 29 mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: será réu de um pecado eterno”. 30 Isto porque eles diziam: “Ele está possesso de um espírito impuro”.

Primeira Leitura: 2Sm 5,1-7.10

Naqueles dias 1 todas as tribos de Israel vieram a Davi em Hebron dizendo-lhe: “Eis que nós somos teus ossos e tua carne. 2 Já antes, quando era Saul nosso rei, foste tu que conduziste e reconduziste os israelitas, e Javé te disse: ‘És tu que hás de apascentar o meu povo de Israel!’”. 3 Vieram, pois, todos os anciãos de Israel ter com o rei em Hebron. Davi fez com eles uma aliança na presença de Javé, e ungiram Davi como rei de Israel. 4 Trinta anos contava Davi quando principiou a reinar, e governou quarenta anos. 5 Reinou sete anos e seis meses em Hebron, sobre Judá; e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo Israel e sobre Judá. 6 Marchou Davi com seus soldados para Jerusalém contra os jebuseus que lá moravam, e que disseram a Davi: “Aqui não entrarás, pois cegos e coxos te repelirão”, o que queria dizer: “Aqui Davi não entra!”. 7 Mas ele tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10 Davi ia ficando cada vez mais poderoso, porque Javé, o Deus dos Exércitos, estava com ele.

Salmo: Sl 88(89),20.21-22.25-26 (R/. 25a)

R. Com ele a minha graça e lealdade.

20 Por meio de visões falaste outrora, aos teus santos então comunicaste: “Na fronte de um herói pus a coroa, exaltei um eleito do meu povo:

21 eu encontrei Davi, meu servidor, ungi-o com o meu óleo consagrado; 22 para que minha mão fosse com ele, e sempre fosse forte por meu braço.

25 Com ele a minha graça e lealdade, por mim se exaltará o seu poder. 26 Estenderei ao mar a sua mão, porei a sua destra sobre os rios.