Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-Feira, 24 de Janeiro/2018 - 3ª semana do Tempo Comum

Evangelho: Mc 4,1-20

Naquele tempo Jesus 1 voltou a ensinar, à beira do lago. E uma enorme multidão se reuniu perto dele. Por isso, entrou num a barca e sentou-se nela, no mar, enquanto a multidão estava em terra, na praia. 2 Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e lhes dizia em seu ensinamento: 3 “Ouvi! Um semeador saiu para semear. 4 Ao lançar a semente, alguns grãos caíram à beira do caminho, e vieram as aves e os comeram. 5 Outros caíram em terreno pedregoso, onde havia pouca terra; logo cresceram, porque não tinham terreno profundo. 6 Mas, quando veio o sol, ficaram queimados e, como não tinham raízes, murcharam. 7 Outros caíram entre os espinhos, que cresceram e os sufocaram. Por isto não deram frutos. 8 Outros caíram em terra boa, e brotaram, e cresceram, e deram frutos, uns trinta, outros sessenta e outros cem”. 9 E acrescentava: “Quem tem ouvidos para ouvir, que escute bem!”.10 Quando ele ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram-lhe o sentido das párabolas.11 Ele lhes respondeu: “A vós é revelado o mistério do Reino de Deus. Mas aos outros, tudo é comunicado por meio de parábolas, 12 de sorte que: Olhando não vejam, ouvindo não entendam, e jamais se convertam e lhes sejam perdoados os pecados”.13 E continuou: “Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis, então, todas as outras? 14 O que o semeador semeia é a palavra. 15 Os que estão à beira da estrada, onde é semeada a palavra, são aqueles que, mal a ouvem, vem logo Satanás e tira a palavra neles semeada. 16 De modo semelhante, há os que recebem a semente em terra pedregosa. Eles, logo que ouvem a palavra, a recebem com alegria; 17 mas não chegam a ter raízes em si mesmos e são inconstantes: surgindo um sofrimento, uma perseguição por causa da palavra, logo voltam atrás. 18 Outros, ainda, recebem a semente entre espinhos: 19 estes são os que ouvem a palavra, mas as preocupações deste mundo, a sedução das riquezas e outros cuidados desordenados se introduzem neles, e sufocam a palavra, que não produz frutos. 20 Há, enfim, os que recebem a semente em terra boa: estes ouvem a palavra e a acolhem dentro de si, e produzem frutos: uns trinta, outros sessenta e outros cem”.

Primeira Leitura: 2Sm 7,4-17

Naqueles dias 4 a palavra de Javé foi dirigida a Natan nestes termos: 5 “Vai dizer a meu servo Davi:  Assim diz Javé: será que és tu que me edificarás uma casa para morar? 6 Não habitei casa alguma, desde o dia em que eu fiz subir do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, mas andei perambulando sob tenda e tabernáculo!’. 7 E em todo esse tempo em que acompanhei todos os filhos de Israel, terei porventura dito a um só dos juízes de Israel aos quais mandei que guiassem o meu povo de Israel: ‘Por que não me constróis um palácio de cedro?’. 8 E agora é assim que tu falarás a meu servo, a Davi: assim diz Javé dos Exércitos: eu te tirei das pastagens, de detrás dos rebanhos de ovelhas para seres chefe de meu povo de Israel. 9 Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei todos os teus inimigos diante de ti. Eu te darei um grande nome, como o nome dos maiores da terra. 10 Eu atribuirei um lugar para o meu povo de Israel. Eu aí o plantarei, e ele permanecerá onde estiver, não mais será sacudido de um lugar para outro, e os filhos da iniquidade não mais o oprimirão como antes, 11 desde o tempo em que eu instituí juízes sobre o meu povo de Israel. Eu te dei sossego da parte de todos os teus inimigos, e Javé te anuncia que é ele que te fará uma casa. 12 Quando os teus dias forem completos e repousares com teus pais, eu manterei depois de ti um descendente teu, saído de tuas entranhas, e eu firmarei a sua realeza. 13 É ele que edificará uma casa para o meu Nome, e eu firmarei o seu trono real para sempre. 14 Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho: se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com uma férula de homem e com fustigações de gabarito humano, 15 mas meu favor não lhe será retirado, como eu o retirei de Saul, que eu afastei de diante de ti. 16 A tua casa e a tua realeza durarão para sempre diante de mim, o teu trono será inabalável para sempre”. 17 Natan comunicou a Davi o teor exato de toda esta revelação.

Salmo: Sl 88(89),4-5.27-28. 29-30 (R/. 29a)

R.  Dar-lhe-ei para sempre a minha graça.

4 Firmei com o meu eleito uma aliança, e jurei a Davi, meu servidor: 5 ‘Eterna hei de fazer tua linhagem, Firme o teu trono pelas gerações!’.

27 A mim ele dirá: ‘Tu és meu Pai, meu Deus e meu rochedo salvador!’. 28 Eu o farei então meu primogênito, o mais excelso sobre os reis da terra:

29 Dar-lhe-ei para sempre a minha graça, com ele manterei minha aliança; 30 farei eterna a sua descendência, farei seu trono como o firmamento.