Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 29 de Janeiro/2018 - 4ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mc 5,1-20

1 Chegaram à outra margem do mar, Jesus e seus discípulos, na região dos gerasenos. 2 Quando desembarcou, um homem possesso de um espírito impuro, saindo dos sepulcros, logo foi ao seu encontro. 3 Ele morava nos sepulcros e ninguém conseguia mantê-lo preso, nem mesmo com correntes, 4 pois muitas vezes lhe haviam algemado os pés e as mãos, e ele arrebentava as correntes, quebrava as algemas, e ninguém o dominava. 5 Passava o tempo inteiro nos sepulcros e sobre os montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Quando viu Jesus de longe, correu e prostrou se diante dele, 7 e gritou com voz forte: “Que é que tens tu comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Em nome de Deus: não me atormentes!”. 8 É que Jesus lhe tinha dito: “Espírito impuro, sai deste homem!”. 9 Depois, ele lhe perguntou: “Qual é o teu nome?”. Respondeu-lhe: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. 10 Suplicava-lhe então, com insistência, que não o expulsasse daquela região. 11 Ora, havia ali, ao pé do monte, um grande número de porcos na pastagem. 12 E os espíritos suplicaram-lhe: “Manda-nos para os porcos, e deixa-nos entrar neles”. 13 Ele permitiu, e os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. Estes, cerca de dois mil, jogaram-se com violência no mar, e se afogavam. 14 Os que tomavam conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia pela cidade e pelos campos. Várias pessoas foram ver o que tinha acontecido. 15 E chegando perto de Jesus, viram o possesso sentado, vestido e bom de juízo: aquele mesmo que a Legião tinha possuído. Ficaram cheios de medo. 16 Os que tinham visto lhes contaram então o que tinha acontecido com o possesso e com os porcos. 17 E eles insistiram para que Jesus deixasse a terra deles. 18 Quando ele entrava na barca, o possesso de antes pediu para ir em sua companhia. 19 Ele não permitiu, mas lhe disse: “Vai para casa, junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve pena de ti”. 20 Então ele se retirou, e começou a proclamar pela região das Dez Cidades tudo quanto o Senhor lhe tinha feito, e todos ficaram admirados.

Primeira Leitura: 2Sm 15,13-14.30; 16,5-13a

Naqueles dias, 13 veio um informante a Davi com a noticia: “Os corações dos israelitas aderiram a Absalão!”. 14 Davi disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: “Vamos, fujamos, pois não é possível escapar de Absalão! Apressai-vos em partir, a fim de que não nos alcance, sendo porventura mais ligeiro, e nos cause ruína, e passe a cidade a fio de espada”. 30 E Davi subia o monte das Oliveiras, ele ia subindo e chorando, de rosto velado e descalço; e todo o povo que estava com ele tinha o rosto velado e subia chorando.16,5 Chegando o rei a Baurim, saiu dali um homem da família de Saul, chamado Semeí, filho de Gera, proferindo maldições. 6 Atirava pedras em Davi e em todos os seus oficiais, enquanto todos os guerreiros caminhavam à direita e à esquerda do rei. 7 Eis que Semeí dizia, amaldiçoando: “Vai, vai-te embora, homem de sangue, sujeito à toa! 8 Javé fez cair sobre ti todo o sangue da casa de Saul, cujo lugar usurpaste! Pois Javé entregou a tua realeza às mãos de teu filho Absalão. E eis que te achas em tua desgraça porque és um homem sanguinário”. 9 Abisaí, filho de Sárvia, disse então ao rei: “Por que amaldiçoa este cão morto ao rei, meu senhor? Deixe-me passar para cortar-lhe a cabeça!”. 10 Mas Davi respondeu: “Que tendes a ver comigo, filho de Sárvia? Se ele amaldiçoa, e se Javé lhe ordenou: ‘Amaldiçoa a Davi’, quem poderia interpelá-lo: ‘Por que fazes assim?’”. 11 Em seguida Davi disse a Abisaí e a todos os seus servos: “Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, conspira contra minha vida! Quanto mais este benjaminita! Deixa-o amaldiçoar, se Javé assim lho ordenou. 12 Talvez Javé considere a minha aflição, e compense com favores as maldições de hoje”. 13 Davi e seus homens prosseguiram o caminho, enquanto Semeí seguia o flanco da montanha em caminho paralelo ao de Davi, e, ao caminhar, ele ia atirando pedras e jogando terra.

Salmo: Sl 3,2-3.4-5.6-7 (R/. 7b)

R. Levanta-te, Senhor! Salva-me, ó Deus!

2 Quantos, Senhor, aqueles que me afligem, quantos os que se insurgem contra mim! 3 São muitos a dizer a meu respeito: “Não acharás em Deus a salvação!”.

4 Tu és porém o escudo que me cerca, a glória que soergue a minha fronte. 5 Pelo Senhor eu clamo em altos brados, e do seu monte santo me responde.

6 Então deito-me em paz, logo adormeço; quando desperto, ampara-me o Senhor. 7 Não temerei mil homens que me cerquem. Levanta-te, Senhor! Salva-me, ó Deus!