Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-Feira, 31 de Janeiro/2018 - 4ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mc 6,1-6

1 Saindo dali, Jesus foi a Nazaré,sua terra. Seus discípulos o acompanhavam. 2 E, no sábado, se pôs a ensinar na sinagoga. Muitos ouvintes ficaram admirados e diziam: “Donde lhe vêm estas coisas? Que sabedoria é essa que lhe foi dada e esses grandes milagres feitos por suas mãos? 3 Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs, não vivem aqui entre nós?”. E isso os impedia de crer nele. 4 Jesus lhes dizia: “Um profeta só é estimado fora da sua terra natal, longe dos irmãos e da família em geral”. 5 E não podia fazer lá nenhum milagre, a não ser o de curar alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E ficou admirado da sua falta de fé! Jesus andava pelos povoados vizinhos, e ensinava.

Primeira Leitura:2Sm 24,2.9-17

Naqueles dias 2 O rei Davi disse a Joab, chefe do exército, que estava com ele: “Percorrei todas as tribos de Israel, de Dan a Bersabé, e fazei o recenseamento do povo, para que eu conheça o seu número!”. 9 Joab entregou ao rei o resultado do recenseamento do povo. Havia em Israel oitocentos mil homens aptos para a guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil. 10 Mas depois disso, Davi sentiu remorsos de ter recenseado o povo. E rezou a Javé: “Pequei gravemente fazendo isto! Apaga, ó Javé, a culpa de teu servo, pois cometi uma loucura!”. 11 Levantando-se Davi na manhã seguinte, foi a palavra de Javé dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi: 12 “Vai falar a Davi: ‘Assim diz Javé: proponho-te três coisas; escolhe uma delas, e eu a realizarei’”. 13 Gad veio ter com Davi, comunicando-lhe essa proposta, e declarando: “Queres tu que te venham três anos de fome sobre o país, ou fugirás durante três meses diante do inimigo que te persegue, ou haverá uma peste de três dias em teu país; agora reflete e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14 Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia… Ah! caiamos nas mãos de Javé, pois grande é sua misericórdia; mas que eu não caia na mão dos homens”. 15 Davi escolheu a peste.Era o tempo da ceifa do trigo. Javé mandou a peste sobre Israel, a partir da manhã até o tempo estabelecido, e morreram, de Dan até Bersabé, setenta mil homens. 16 O Anjo ia já erguendo a sua mão contra Jerusalém para exterminá-la, mas Javé se arrependeu desse mal, e disse ao Anjo que exterminava o povo: “Basta; retira agora tua mão!”. Ora, o Anjo de Javé se achava perto da eira de Arauna, o Jebuseu. 17 Davi, avistando o Anjo que ferira o povo, disse a Javé: “Fui eu quem pecou, eu quem fez o mal! Estas ovelhas, porém, que fizeram elas? Que a tua mão se abata contra mim e a casa de meu pai!”.

Salmo: Sl 31(32),1-2.5.6.7 (R/. cf. 5c)

R. Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

1 Feliz o pecador que é perdoado, aquele cuja falta foi coberta! 2 Feliz o que o Senhor vê sem malícia, e já não tem engano em seu espírito!

5 Enfim te confessei o meu pecado, já não mais escondi a minha culpa. Disse: “Vou confessar a minha falta!”, e o meu pecado, ó Deus, absolveste!

6 Todo fiel, portanto, a ti recorra, ao sentir-se atingido pela angústia. Pois, embora transbordem muitas águas, não poderão chegar onde se encontra.

7 Tu me salvas da angústia, ó meu refúgio, em hinos de alegria tu me envolves.