Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 03 de Fevereiro/2018 - 4ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mc 6,30-34

Naquele tempo 30 os apóstolos se reuniram com Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Então ele lhes disse: “Ide agora a sós a um lugar isolado, e descansai um pouco”. Pois eram tantos os que chegavam e partiam, que não sobrava tempo nem para comer. 32 Os apóstolos foram de barca para um lugar isolado, para ficarem a sós. 33 Mas aqueles os viram partir, e muitos calcularam o lugar para onde iam. Então, de todas as cidades foram para lá a pé, e chegaram antes deles. 34 Quando Jesus saiu da barca, ele viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor e começou a instruí-los longamente.

Primeira Leitura:1Rs 3,4-13

Naqueles dias, o rei Salomão 4 Dirigiu-se a Gabaon para sacrificar ali, porque era este o principal lugar de culto. Sobre este altar, ofereceu Salomão mil holocaustos. 5 Em Gabaon, apareceu-lhe Javé em sonhos, à noite, dizendo-lhe: “Pede o que queres que eu te dê”. 6 Salomão respondeu: “Tu mostraste uma grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, e ele procedeu diante de ti segundo a verdade, a justiça e a retidão de coração; e tu lhe conservaste esta grande benevolência, fazendo que um de seus filhos ocupe hoje o seu trono. 7 Agora Javé, meu Deus, tu puseste o teu servo no lugar de meu pai Davi, e eu sou criança, pequena, não sei dirigir meus atos. 8 Ora, teu servo está no meio do povo que escolheste, um povo tão numeroso que não pode ser contado nem recenseado, em razão de seu grande número. 9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de juízo para governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal; pois quem poderá governar teu povo, que é tão importante?”. 10 Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido tal coisa. 11 E Deus lhe disse: “Por me teres pedido isto, e não vida longa, nem riquezas, nem a vida dos teus inimigos, mas pediste para ti o discernimento para render justiça, 12 eis que farei o que me pediste; dou-te coração sábio e perspicaz, como antes de ti não houve, nem depois de ti haverá. 13 E dar-te-ei também o que não pediste: também a riqueza e também a glória, de modo que não haverá ninguém como tu entre os reis durante todos os dias de tua vida.

Salmo: Sl 118(119),9.10.11.12.13.14 (R/. 12b)

R. Ensina-me, Senhor, teus mandamentos.

9 Como levar o jovem vida pura? Só seguindo, Senhor, tua palavra.

10 De todo o coração eu te procuro, não me deixes fugir de teus preceitos.

11 Guardei no coração tuas palavras, a fim de que não venha a te ofender.

12 Senhor, tu és bendito para sempre, ensina-me, Senhor, teus mandamentos.

13 Enumero, Senhor, pelos meus lábios, todas as decisões da tua boca.

14 Muito mais que com todas as riquezas, alegro-me cumprindo as tuas ordens.