Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 04 de Fevereiro/2018 - 5º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Mc 1,29-39

Curas na Galileia) Naquele tempo, Jesus 29 saindo da sinagoga, foi com Tiago e João à casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo lhe falaram dela. 31 Aproximando-se, ele a tomou pela mão e a fez se levantar. A febre passou e ela começou a servi-los. 32 Caindo a tarde, já depois do pôr do sol, trouxeram para junto dele todos os doentes e possessos: 33 toda a população estava reunida na entrada da cidade. 34 Ele curou muitos doentes, atacados de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios. Mas não permitia que os demônios falassem, porque sabiam quem era ele. 35 De madrugada, ele se levantou muito antes de raiar o dia, e saindo para um lugar deserto, ali ficou rezando. 36 Simão e seus companheiros foram procurá-lo. 37 Quando o acharam, disseram-lhe: “Todos estão à sua procura”. 38 Ele lhes respondeu: “Vamos por aí afora, aos povoados vizinhos, para que eu pregue também por lá, porque foi para isso que eu saí”. 39 E saiu pregando pelas sinagogas, em toda a Galileia, e expulsava os demônios.

Primeira Leitura: Jó 7,1-4.6-7

Jó disse:1 Não é, acaso, uma luta a vida do homem sobre a terra? E como os dias do mercenário não são, talvez, os seus dias? 2 Como o escravo que suspira pela sombra e como o operário que espera o seu salário, 3 assim eu partilhei meses de desilusão, e destinadas me foram noites penosas. 4 Ao deitar-me, exclamo: ‘Quando chegará o dia?’ Ao levantar-me: ‘Quando será noite?’ E invadem-me divagações até o crepúsculo! 6 Mais velozes que a lançadeira se foram meus dias e consomem-se num nada de esperanças. 7 Lembra-te! Minha vida é um mero sopro: os meus olhos não reverão a felicidade.

Salmo: Sl 146(147),1-2.3-4.5-6 (R/. cf. 3a)

R. Louvai a Deus, porque ele é bom e conforta os corações.

1 Oh, louvai ao Senhor, é bom louvá-lo. Cantai ao nosso Deus, porque é suave. 2 Reergueu o Senhor Jerusalém, juntou os deportados de Israel.

3 Aos corações partidos ele cura, vai as suas feridas medicando. 4 Quantas são as estrelas que ele conta e chama cada uma por seu nome.

5 Onipotente e grande é o nosso Deus, sua sabedoria é ilimitada. 6 É o Senhor que sustenta os pequeninos, mas dobra até o chão os criminosos.

Segunda Leitura: 1Cor 9,16-19.22-23

Irmãos:16 De fato, anunciar o Evangelho não é para mim um motivo de glória, porque é uma obrigação que foi imposta. E ai de mim se não anunciasse o Evangelho! 17 Se eu evangelizasse por minha própria iniciativa, teria direito a uma recompensa. Se não o faço por minha iniciativa, realizo um cargo que me é confiado. 18 E, neste caso, qual é o meu mérito? É o de oferecer o Evangelho gratuitamente em minha pregação, renunciando ao direito que me é dado pelo Evangelho. 19 Deste modo, livre em relação a todos, eu me fiz escravo de todos, para ganhar o maior número possível. 22 Fiz-me um fraco com os fracos para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para a todo o custo salvar alguns. 23 E faço tudo isto pelo Evangelho, para ter parte nele.