Secretaria: (84) 3615-2871

2ª-Feira, 05 de Fevereiro/2018 - 5ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mc 6,53-56

Naquele tempo, tendo Jesus 53 terminado a travessia, chegaram à terra perto de Genesaré, onde aportaram. 54 Quando desembarcaram, os que logo reconheceram Jesus 55 percorreram toda essa região e começaram a levar-lhe os doentes em padiola até onde ouviam dizer que ele se encontrava. 56 Em toda parte onde chegava, povoados, cidades ou sítios, traziam os enfermos às praças e estes suplicavam que lhes deixasse tocar pelo menos na franja do seu manto. E todos os que a tocavam ficavam curados.

Primeira Leitura: 1Rs 8,1-7.9-13

1 Então reuniu Salomão, em Jerusalém, todos os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos, os príncipes das famílias dos filhos de Israel, para transportarem da Cidade de Davi, isto é, de Sião, a Arca da Aliança de Javé. 2 Reuniram-se em torno do rei Salomão todos os homens de Israel, na festa do mês de Etanim, que é o sétimo mês. 3 Tendo chegado todos os anciãos de Israel, os sacerdotes tomaram a Arca de Javé, 4 e transportaram-na com a Tenda do Encontro e todos os objetos sagrados que lá se achavam. 5 O rei Salomão e toda a congregação de Israel que a ele se reunira sacrificaram inumeráveis ovelhas e bois, caminhando diante da Arca. 6 Os sacerdotes introduziram a Arca da Aliança de Javé no seu lugar, no Santo dos Santos, sob as asas dos querubins. 7 Os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da Arca, cobrindo-a e a seus varais. 9 Na Arca havia apenas as duas tábuas de pedra que Moisés ali depositara no monte Horeb, quando Javé concluíra a Aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito: elas aí estão até o dia de hoje.10 Quando os sacerdotes saíram do Santo, a nuvem encheu o Templo de Javé, 11 os sacerdotes não puderam continuar suas funções por causa da nuvem, pois a glória de Javé enchia o Templo de Javé! 12 Então Salomão disse: “Javé decidiu que habitaria na nuvem obscura. 13 Sim, eu te construí uma Casa para tua morada, um lugar onde habitarás para sempre!”

Salmo: Sl 131(132),6-7.8-10 (R/. 8a)

R. Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

6 Falam da arca em Efrata, no campo foi que a encontramos. 7 Corramos onde ele habita, seu escabelo adoremos!

8 Com tua arca de glória, sobe ao lugar do teu pouso! 9 Que os teus fiéis vistam júbilo, teus sacerdotes, justiça! 10 Oh, por Davi não rejeites aquela face que ungiste!