Evangelho: Mc 7,14-23
Naquele tempo, Jesus 14 Convocou novamente o povo e dizia: “Ouvi-me, vós todos, e entendei! 15 Nada existe fora da gente que entre em alguém e o possa contaminar. O que dele sai, isto sim é que o contamina”. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 17 Quando se afastou do povo e entrou de novo em casa, seus discípulos perguntaram-lhe o sentido dessa frase enigmática. 18 Respondeu: “Também vós ainda não compreendeis? Não sabeis que tudo quanto entra de fora em alguém não o pode contaminar, 19 porque não penetra no seu coração, mas no ventre, e vai para a fossa?” — assim ele declarava puros todos os alimentos. 20 E continuou: “O que sai de alguém, isto é que o contamina.21 Porque é de dentro do coração do homem que saem as más intenções: prostituições, roubos, assassinatos, 22 adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, luxúria, inveja, calúnia, orgulho, insensatez. 23 Todos esses males saem do interior e contaminam o homem”.
Primeira Leitura: 1Rs 10,1-10
1 Ouvindo a fama de Salomão, a rainha de Sabá veio prová-lo por meio de enigmas. 2 Chegou a Jerusalém com uma escolta considerável de camelos carregados de aromas, ouro em grande quantidade e pedras preciosas. Apresentando-se diante do rei Salomão, propôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3 Salomão solucionou todas as suas palavras: nenhuma palavra escapara ao rei; a cada uma deu sua solução. 4 Vendo a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e o palácio que Salomão edificara, 5 e as iguarias de sua mesa, e as habitações de seus servos, as funções e vestes de seus domésticos, seus copeiros, os holocaustos que oferecia no Templo de Javé, ela perdeu o fôlego, 6 e disse ao rei: “Era pois verdade o que eu ouvi na minha terra sobre as tuas palavras e a tua sabedoria! 7 Não dei crédito ao que ouvi, até que vim e vi com meus próprios olhos; e eis que nem a metade me haviam contado! Tua sabedoria e tua riqueza excedem tudo quanto ouvi! 8 Bem aventuradas as tuas mulheres, bem-aventurados os teus servos, que estão sempre na tua presença ouvindo a tua sabedoria! 9 Bendito seja Javé, teu Deus, que se compraz em ti, colocando-te sobre o trono de Israel! É porque Javé ama Israel para sempre que ele te fez rei, a fim de exerceres o direito e a justiça”. 10 Ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de perfumes e pedras preciosas. Jamais se viu tanto perfume como o que fora dado pela rainha de Sabá ao rei Salomão.
Salmo: Sl 36(37),5-6.30-31.39-40 (R/. 30a)
R. O justo tem nos lábios o que é sábio.
5 Entrega o teu destino aos seus cuidados e conta com o Senhor: ele agirá. 6 Brilhará como a luz tua inocência, e, sol ao meio-dia, o teu direito.
30 O justo tem nos lábios o que é sábio, palavras de justiça em sua boca. 31 Traz a lei do seu Deus no coração, jamais vacilará no seu caminho.
39 Vem do Senhor a salvação dos justos, nos dias de aflição é o seu refúgio. 40 Liberta-os e protege os contra os ímpios, guarda os que junto a ele se abrigaram.