Evangelho: Mc 7,24-30
Naquele tempo 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse, mas não pôde ficar ignorado. 25 Pois logo certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito impuro, ouviu falar dele e foi prostrar-se a seus pés. 26 Esta mulher era pagã, de origem siro-fenícia, e pedia que expulsasse o demônio de sua filha. 27 Jesus respondeu: “Deixa que os filhos se alimentem primeiro; porque não é justo tirar o pão das crianças e dar aos cachorrinhos”. 28 Mas ela respondeu assim: “É verdade, Senhor. Mas também os cachorrinhos, que ficam debaixo da mesa, comem as migalhas das crianças”. 29 Jesus então lhe disse: “Por causa desta resposta, vai para casa: O demônio já saiu da tua filha”. 30 Ela foi para casa e encontrou a menina deitada na cama: o demônio, de fato, já tinha saído.
Primeira Leitura: 1Rs 11,4-13
4 Quando Salomão envelheceu, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses, e seu coração não foi mais totalmente fiel a Javé, seu Deus, como o coração de seu pai Davi. 5 Salomão seguiu Astarte, deusa dos sidônios, e Melcom, a Abominação dos amonitas. 6 E Salomão fez o que é mau aos olhos de Javé e não seguiu plenamente Javé, como fez Davi, seu pai. 7 É nesse tempo que Salomão construiu sobre a montanha diante de Jerusalém um lugar de culto para Camos, a Abominação de Moab, e para Melcom, Abominação dos filhos de Amon. 8 Assim fez a todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam perfumes e sacrificavam aos seus deuses. 9 Javé irritou-se contra Salomão, que afastou seu coração de Javé, Deus de Israel, que lhe aparecera duas vezes; 10 e sobre isso lhe preceituara a não seguir outros deuses; mas Salomão não observou o que Javé lhe ordenou. 11 Javé lhe disse: “Porque esta foi tua conduta para comigo e não observaste a minha Aliança e as minhas leis que te prescrevi, arrebatarei o reino de ti para dá-lo a teu servo. 12 Contudo, não o farei durante tua vida, em consideração a teu pai Davi; da mão de teu filho o tirarei. 13 Nem tirarei todo o reino; deixarei uma tribo a teu filho por causa de Davi, meu servo, e de Jerusalém, que escolhi”.
Salmo: Sl 105(106),3-4.35-36.37.40 (R/. 4)
R. Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo, e que eu veja a alegria dos eleitos!
3 Feliz quem obedece aos seus preceitos, quem pratica a justiça o tempo todo! 4 Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo, e que eu veja a alegria dos eleitos!
35 Mas ao contrário a eles misturaram-se, e aprenderam então os seus costumes. 36 Puseram-se a servir deuses alheios, terrível armadilha em que caíam;
37 Imolavam a eles os seus filhos, sacrificavam filhas aos demônios.
40 Contra os seus inflamou-se a sua ira, ao ver sua aliança violada.