Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 11 de Fevereiro/2018 - 6º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Mc 1,40-45 (Cura de um leproso)

Naquele tempo, 40 chegou perto de Jesus um leproso, implorando auxílio. Ajoelhou-se e lhe suplicou: “Se queres, tu podes me curar”. 41 Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão e tocando nele disse: “Quero! Fica curado!”. 42 E no mesmo instante a lepra desapareceu e ele recuperou a saúde. 43 Jesus o mandou embora com palavras severas. 44 Disse-lhe: “Cuidado! Não fales nada a ninguém. Mas vai apresentar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés determinou, para que lhes sirva do atestado”. 45 Ele, porém, logo que partiu, começou a proclamar bem alto e espalhar o acontecido, de modo que Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares retirados. Contudo, iam procurá-lo pessoas de toda parte.

Primeira Leitura: Lv 13,1-2.44-46 ou à escolha: 2Reis 5,9-14

1 Javé falou a Moisés e Aarão dizendo: 2 “Quando um homem tiver sobre a pele de sua carne um tumor, uma inflamação ou uma mancha branca e vir assim sobre a pele do corpo uma chaga de lepra, será conduzido a Aarão, o sacerdote, ou a um dos sacerdotes, seus filhos. 44 é um leproso; ele é impuro; o sacerdote o declarará impuro: é na cabeça que está a chaga de sua lepra. 45 O leproso atacado de lepra trará suas vestes estraçalhadas e deixará em desordem seus cabelos, cobrirá sua barba e gritará: ‘Impuro! impuro!’. 46 Por todo o tempo que durar sua chaga, será impuro. Ele é impuro; habitará sozinho; sua morada será fora do acampamento.

Ou (escolhe-se uma das leituras) 2Reis 5,9-14

9 Veio assim Naaman com seus cavalos e seu carro, e parou à porta de Eliseu. 10 Eliseu mandou dizer por um mensageiro: “Vai lavar-te sete vezes no Jordão, e ficará limpa a tua carne!”. 11 Naaman irritou-se e foi dizendo: “Pensei comigo: ele sairá, apresentar-se-á e invocará o nome de Javé, seu Deus, e tocará com sua mão o lugar da lepra, curando-me então! 12 Os rios de Damasco, o Abna e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não posso lavar-me lá e ficar limpo?”. E, voltando as costas, retirou-se cheio de cólera. 13 Aproximaram-se seus servos para falar, e disseram: “Meu pai, se o profeta te tivesse ordenado coisa mais difícil, não a terias feito? Tanto melhor se apenas te disse: ‘Lava-te, e ficarás limpo da lepra”’. 14 Desceu Naaman e mergulhou sete vezes no Jordão, segundo a palavra do homem de Deus, e sua carne se tornou limpa como a de uma criança.

Salmo: Sl 31(32),1-2.5.11 (R/. 7)

R. Tu me salvas da angústia, ó meu refúgio, em hinos de alegria tu me envolves.

1 Feliz o pecador que é perdoado, aquele cuja falta foi coberta! 2 Feliz o que o Senhor vê sem malícia, e já não tem engano em seu espírito!

5 Enfim te confessei o meu pecado, já não mais escondi a minha culpa. Disse: “Vou confessar a minha falta!”, e o meu pecado, ó Deus, absolveste!

11 “Alegrai-vos, ó justos, no Senhor; retos de coração, exultai todos!

Segunda Leitura: 1Cor 10,31–11,1

Irmãos: 31 Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Procedei de modo a não dar escândalo, nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus, 33 como também eu procuro agradar a todos em tudo, não procurando o meu próprio interesse, mas o de todos, para que sejam salvos. 11,1 Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.