Evangelho: Mt 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:43 Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem; 45 deste modo vos mostrareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz raiar o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos. 46 Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Acaso os desprezados cobradores de impostos não fazem também assim? 47 E, se cumprimentardes somente a vossos irmãos, que fareis de especial? Acaso os pagãos não fazem a mesma coisa? 48 Portanto, sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.
Primeira Leitura: Dt 26,16-19
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse:16 Neste dia, Javé, teu Deus, te ordena que pratiques estas leis e estes estatutos; tu os observarás e praticarás de todo o teu coração e de toda a tua alma.17 A Javé fizeste saber, hoje, que ele será o teu Deus, aquele em cujos caminhos marcharás, observando as suas leis, seus mandamentos e suas ordenações, e escutando a sua voz. 18 E Javé te fez dizer hoje que tu és um povo particular, como te disse, para observares todos os seus mandamentos; 19 e assim te exaltará, entre todas as nações que ele fez, em, glória, em renome, em esplendor; e fará de ti um povo consagrado a Javé, teu Deus, como ele te disse.”
Salmo: Sl 118(119),1-2.4-5. 7-8 (R/. 1b)
R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
1 Felizes os de vida irrepreensível, quem da lei do Senhor faz seu caminho. 2 Felizes os que guardam seus preceitos, os que o buscam de todo o coração.
4 Senhor, tu promulgaste os teus preceitos a fim de que os guardemos fielmente. 5 Possa minha conduta se pautar em cumprir cuidadoso os teus decretos!
7 De coração sincero darei graças, vendo quão justas são tuas sentenças. 8 Teus estatutos, quero observá-los, não me deixes, Senhor, desamparado!