Secretaria: (84) 3615-2871

Domingo, 25 de Fevereiro/2018, 2º Domingo da Quaresma

Evangelho: Mc 9,2-10 (Transfiguração)

2 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e conduziu-os, a eles somente, a um lugar solitário, num alto monte. Transfigurou-se diante deles: 3 sua roupa tornou-se tão brilhante e alva que nenhuma lavadeira na terra conseguiria alvejar dessa maneira. 4 Apareceu-lhes Elias com Moisés, os quais se entretinham com Jesus. 5 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. 6 É que não sabia o que dizer, pois estavam aterrorizados. 7 Apareceu, então, uma nuvem que os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu filho bem-amado! Escutai-o!”. 8 E de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém; apenas Jesus com eles. 9 Ao descer do monte, ele lhes proibiu contar o que viram, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos. 10 Guardaram este segredo, mas perguntavam entre si o que significaria “ressuscitar dos mortos”.

Primeira Leitura: Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18

Naqueles dias,1provou Deus a Abraão, e clamou: “Abraão! Abraão!”. “Eis-me aqui”, respondeu-lhe. 2 E Deus continuou: “Toma teu filho, teu único filho, que tanto amas, Isaac, e vai à região de Moriá e lá oferecê-lo-ás em holocausto sobre um dos montes que te indicarei”. 9 Tendo chegado ao lugar que Deus lhe designara, erigiu Abraão um altar, preparou a lenha e, amarrando seu filho Isaac, colocou-o sobre a lenha em cima do altar. 10 Estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o filho. 11 Mas o Anjo de Javé chamou-o do céu dizendo: “Abraão! Abraão!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui!”. 12 E disse o Anjo: “Não levantes tua mão contra o menino e não lhe faças mal algum! Agora sei que verdadeiramente temes a Deus, pois não me recusaste teu filho, teu filho único”. 13 E levantando os olhos viu Abraão um carneiro com os chifres presos num espinheiro; foi buscá-lo e sacrificou-o em lugar de seu filho, oferecendo-o em holocausto.15 O Anjo de Javé chamou Abraão uma segunda vez do céu 16 e lhe disse: “Juro-te por mim mesmo, palavra de Javé, pois que tal coisa fizeste, e não me recusaste teu filho, teu único filho, 17 eu te cumularei de bênçãos e tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e a areia que está na praia do mar. E tua descendência se apoderará das Portas de seus inimigos. 18 Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de tua descendência, porque obedeceste à minha voz”.

Salmo: Sl 115(116B),10.15.16-17.18-19 (R/. Sl 114,9)

R. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

10 (1) Confiei no Senhor, mesmo ao dizer: “Acabrunhado estou!”.

15 (6) Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos!

16 (7) Teu servo sou, de tua escrava filho; quebraste os meus grilhões! 17 (8) E te ofereço, grato, um sacrifício, o teu nome invocando.

18 (9) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo. 19 (10) Nestes átrios da casa do Senhor, em ti, Jerusalém!

Segunda Leitura: Rm 8,31b-34

Irmãos: 31b Se Deus está conosco, quem estará contra nós? 32 Ele que não poupou seu próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós, como não nos daria tudo juntamente com ele? 33 Quem se atreveria a acusar os escolhidos por Deus? Deus é quem os justifica! 34 Quem os condenará? Jesus Cristo que morreu, ou melhor, que ressuscitou e se acha à direita de Deus é quem intercede por nós!