São Pedro e São Paulo, Apóstolos - Solenidade
Evangelho: Mt 16,13-19
13 Tendo chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem por aí as pessoas que é o Filho do homem?”. 14 Responderam: “Umas dizem que é João Batista; outras, que é Elias; outras, enfim, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então lhes perguntou: “E vós mesmos, quem dizeis que eu sou?”. 16 Simão Pedro interveio e respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Jesus retomou a palavra e declarou: “És feliz, Simão Barjona, pois não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas meu Pai que está nos céus! 18 Pois, também eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças diabólicas não poderão vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.
Primeira Leitura: At 12,1-11
1 Naquela época, o rei Herodes resolveu torturar alguns membros da Igreja. 2 Mandou decapitar a Tiago, irmão de João. 3 Quando notou a viva satisfação dos judeus, ordenou que aprisionassem também a Pedro. Eram os dias dos pães sem fermento. 4 Mandou prender Pedro e o trancou na cadeia, guardado por dezesseis soldados. Pois Herodes queria apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. 5 Enquanto Pedro estava guardado na prisão, a Igreja fazia contínuas orações a Deus por ele. 6 Ora, na noite anterior ao dia em que Herodes devia apresentá-lo ao público, Pedro estava dormindo entre dois soldados; estava algemado por duas correntes e, diante da porta, as sentinelas vigiavam a cadeia. 7 Mas, de repente, o anjo do Senhor apareceu e o local ficou inundado de luz. O anjo tocou no lado de Pedro e o fez levantar-se, dizendo-lhe: “Vamos depressa!”. E aí as correntes caíram de seus punhos. 8 Então o anjo lhe disse: “Põe o teu cinto e calça as sandálias”. Pedro obedeceu. E disse ainda: “Cobre-te com o manto e segue-me!”. 9 Pedro saiu e foi seguindo; ele não percebia que era realidade o que estava acontecendo pela ação do anjo, pois julgava que se tratava de uma visão. 10 Assim é que passaram ao lado do primeiro posto de guarda, depois junto do segundo, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo diante deles. Eles então saíram. Tomaram uma rua até o fim e, de repente, o anjo deixou Pedro. 11 Aí é que Pedro voltou a si e disse: “Agora compreendo que, realmente, o Senhor enviou o seu anjo para me livrar das mãos de Herodes e de tudo que o povo judeu esperava”.
Salmo: Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R/. 5b)
R. De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!
4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.
6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.
8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!
Segunda Leitura: 2Tm 4,6-8.17-18
Caríssimo quanto a mim 6 eu já estou para ser oferecido em sacrifício, e a hora de eu partir desta vida já chegou. 7 Combati o bom combate. Cheguei ao fim de minha carreira, guardei a fé. 8 Desde agora está reservada a coroa da justiça para mim. Vou recebê-la do Senhor, justo juiz, naquele dia. Mas não serei eu o único a recebê-la. Serão todos os que tiverem esperado com amor a volta do Senhor.17 Mas o Senhor veio me ajudar e me deu forças para que, por meio de mim, se realizasse plenamente a pregação e todos os não judeus a ouvissem. E fiquei livre da boca do leão. 18 O Senhor me livrará de toda obra má, me salvará, me levará para seu reino celeste. A ele seja dada a glória para sempre! Amém!