Evangelho: Mt 8,18-22
Naquele tempo; 18 Quando Jesus viu muita gente em seu redor, deu ordem de passar para a outra margem. 19 Então um mestre da lei chegou perto dele e lhe disse: “Mestre, eu te seguirei aonde fores”. 20 Então Jesus lhe falou assim: “As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos. Mas o Filho do homem não tem onde descansar a cabeça”. 21 Um outro dentre os discípulos lhe disse: “Senhor, deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 22 Mas Jesus lhe falou assim: “Segue-me! Deixa que os mortos enterrem os seus mortos”.
Primeira Leitura: Am 2,6-10.13-16
6 Assim fala Javé: Por três crimes de Israel e por quatro,não revogarei meu decreto de castigo! Porque eles vendem o justo por dinheiro, e o pobre, por um par de sandálias; 7 eles que pisam a cabeça dos pobres, como se pisa sobre o pó da terra, e pervertem os caminhos dos humildes. O filho e o pai vão à mesma mulher, profanando assim o meu santo Nome. 8 É sobre vestes extorquidas a título de fiança que eles vão se estender diante de cada altar. E é do vinho que eles confiscaram a título de multa, que eles bebem na casa do deus deles… 9 Ora, era eu que tinha exterminado diante deles o amorreu, cuja estatura era como a dos cedros, e forte como os carvalhos: destruí no alto os seus frutos, e, embaixo, as suas raízes! 10 E era também eu que vos tinha feito sair da terra do Egito, e conduzido pelo deserto durante quarenta anos, para vos fazer tomar posse da terra dos amorreus!13 Pois bem, eu vos atolarei sob o peso de vós mesmos, como se atola a carroça superlotada de feixes de trigo: 14 nem o mais ágil poderá fugir, nem o forte encontrará sua força, nem mesmo o herói salvará sua vida. 15 Não ficará o arqueiro de pé, o corredor veloz não escapará, nem o cavaleiro salvará sua vida. 16 E o mais corajoso dentre os heróis fugirá nu, naquele dia, oráculo de Javé!
Salmo: Sl 49(50),16bc-17.18-19.20-21.22-23 (R/. 22a)
R.Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
16bc “Como ousas recitar os meus preceitos, trazer minha aliança em tua boca? 17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.
18 Mal vias um ladrão, ias com ele; sentias-te à vontade com os adúlteros. 19 Davas rédeas à língua para o mal, tramava falsidades tua boca.
20 Sentado, difamavas teu irmão; de tua mãe o filho injuriavas. 21 Eis tudo o que fizeste, e eu calaria? Pensas que eu seja acaso como tu? Disso te acuso, e o lanço no teu rosto.
22 Vós que Deus esqueceis, tomai cuidado; se vos esmago, quem vos salvará? 23 Quem oferece ação de graças, honra-me; darei a salvação ao homem reto”.