Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 06 de Julho/2018, 13ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 9,9-13

9 Partindo dali, Jesus viu um homem sentado junto ao posto da alfândega, chamado Mateus. E lhe disse: “Segue-me”. Levantando-se, ele começou a segui-lo. 10 Ora, quando Jesus estava à mesa na casa dele, sucedeu que chegaram muitos detestados cobradores de impostos e pecadores, e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo isto, perguntaram os fariseus aos discípulos: “Por que o vosso mestre come com tais cobradores de impostos e com os pecadores?”. 12 Mas Jesus os ouviu e disse: “Não são as pessoas de saúde que precisam de médico, mas os doentes. 13 Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Em verdade, não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

Primeira Leitura: Am 8,4-6.9-12

4 Escutai isto, vós que esmagais o pobre, e quereis exterminar os humildes do país; 5 vós que dizeis: “Quando passará a lua nova, para podermos vender o trigo; e o sábado, para liquidarmos os estoques de cereais? Nós diminuiremos as medidas de vender, aumentaremos o peso do dinheiro a pagar, e falsearemos as balanças para enganar. 6 Compraremos a gente simples por dinheiro, e o pobre por qualquer par de chinelos. E do trigo venderemos até a varredura dos detritos!” 9 Acontecerá naquele dia — oráculo do Senhor Javé — que eu farei ao meio-dia o sol se pôr, e em dia de luz cobrirei a terra de trevas. 10 Mudarei em luto as vossas festas, e em lamentações todos os vossos cânticos. Colocarei saco sobre todos os rins, e tonsura sobre todas as cabeças. Farei daquele Dia como um luto de filho único, e será até o fim como um dia de amargura. 11 Eis que dias hão de vir — Oráculo do Senhor Javé — nos quais eu enviarei fome sobre a terra:fome e sede, não de pão nem de água, mas de ouvir a palavra de Javé. 12 Os homens irão cambaleando de um mar ao outro mar, andarão vagando do norte ao oriente, em busca da palavra de Javé, e não a encontrarão!

Salmo: Sl 118(119),2.10.20.30.40.131 (R/. Mt 4,4)

R. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

2 Felizes os que guardam seus preceitos, os que o buscam de todo o coração.

10 De todo o coração eu te procuro, não me deixes fugir de teus preceitos.

20 Minha alma se consome o tempo todo em desejar, Senhor, teus julgamentos.

30 Escolhi o caminho da verdade, pus diante dos meus olhos teus decretos.

40 Vê como anseio pelos teus preceitos, pela tua justiça, dá-me a vida!

131 Abro, Senhor, a minha boca e aspiro, pois dos teus mandamentos estou ávido.