Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 13 de Julho/2018, 14ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Então, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Cuidado com os homens: eles vos levarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Sereis arrastados, por minha causa, à presença de governadores e de reis, para dardes testemunho de mim diante deles e dos pagãos. 19 Mas, quando vos entregarem ao julgamento, não vos preocupeis em saber como falar, nem com o que dizer, pois o que devereis dizer vos será dado no momento. 20 É que não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai falará em vós. 21 O irmão entregará o irmão à morte e o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os farão morrer. 22 E por causa do meu nome sereis odiados por todos. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. 23 Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Eu vos declaro esta verdade: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

Primeira Leitura: Os 14,2-10

Assim fala o Senhor: 2 Volta, Israel, a Javé, teu Deus, porque foi no teu crime que tu tropeçaste. 3 Muni-vos de palavras, e voltai a Javé. Dizei a ele: “Afasta tudo o que é criminoso, e aceita o que for bom! E nós ofereceremos em sacrifício o fruto dos nossos lábios. 4 Assur não nos salvará, não montaremos mais em cavalos, e nem diremos mais que a obra de nossas mãos é o nosso Deus, pois é junto de ti que o órfão obtém misericórdia”. 5 Eu os curarei de sua infidelidade, e os amarei cordialmente, pois minha cólera se afastou deles. 6 Eu serei como o orvalho para Israel, e ele florescerá como o lírio. O seu enraizamento será como o Líbano: 7 seus rebentos se estenderão, ele será esplendoroso como a oliveira e perfumoso como o Líbano. 8 Eles virão de novo sentar-se à minha sombra, farão reviver os campos de trigo,e cultivarão vinhas florescentes que serão famosas como o vinho do Líbano. 9 Que tem a ver ainda Efraim com os ídolos? Sou eu que lhe dou atendimento e velo por ele; Eu é que sou como um cipreste verdejante, e é de mim que vem o teu fruto. 10 Quem é sábio, para compreender estas coisas? Quem é inteligente, para tomar conhecimento delas? Como os caminhos de Javé são retos, os justos caminharão neles, mas os perversos aí hão de tropeçar.

Salmo: Sl 50(51),3-4.8-9.12-13.14.17 (R/. 17b)

R. Minha boca anunciará vosso louvor!

3 Deus, tem pena de mim no teu amor,teu grande amor apague o meu pecado! 4 Lava completamente a minha culpa, de toda iniquidade purifica-me!

8 Amas no entanto o espírito sincero, pões a sabedoria no meu peito. 9 Com o hissopo me asperge, e serei puro; mais branco do que a neve, se me lavas.

12 Tivesse eu fome, nada te diria, pois meu é o mundo e tudo que o povoa. 13 Vou acaso comer carne de touros, de sangue de carneiro inebriar-me?

14 Imola a Deus, a tua ação de graças, cumpre os teus votos para com o Altíssimo.

17 Tu, que deixas de lado os meus conselhos, e à minha advertência dás as costas.