Evangelho: Mc 6,7-13
Naquele tempo Jesus 7 Chamou os Doze e enviou-os dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8 Ordenoulhes que não levassem nada consigo pelo caminho, a não ser o bordão: nada de pão, nada de sacola, nada de dinheiro na bolsa da cinta. 9 Mas que fossem calçados de sandálias, não porém vestidos de duas túnicas. 10 E lhes disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai nela até sairdes do lugar. 11 Se num lugar não vos receberem ou ouvirem, na hora da partida sacudi a poeira que estiver debaixo dos vossos pés em sinal de protesto contra eles”. 12 Saíram, então, a fim de pregar que se convertessem. 13 Expulsavam muitos demônios, ungiam com óleo numerosos doentes e os curavam.
Primeira Leitura: Am 7,12-15
Naqueles dias: 12 Amasias disse a Amós: “Vidente, vai-te embora! Foge para Judá! Come por lá o teu pão, e profetiza para lá. 13 Mas em Betel, para de profetizar! Porque é um santuário do rei, um templo do reino”. 14 Amós respondeu e disse a Amasias: eu não sou profeta, nem filho de profeta! Eu sou pastor e cultivador de sicômoros. 15 Foi Javé quem me tirou de detrás do rebanho, e foi Javé quem me disse: ‘Vai, profetiza ao meu povo de Israel’.
Salmo: Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14 (R/. 8)
R.Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!
9ab Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete. 10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão. 12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.
13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.
Segunda Leitura: Ef 1,3-14 ou abrev. Ef 1,3-10
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do céu nos acumulou com toda espécie de bênçãos espirituais em Cristo. 4 Pois nos escolheu nele, antes da criação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele no amor. 5 Também nos predestinou, num ato de amor, para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo. Este foi o plano deliberado de sua benevolência 6 para louvor da glória de sua graça. Por ela nos encheu de bênçãos no Bem-Amado. 7 Nós temos nele, por seu sangue, a redenção e a remissão dos pecados, por causa das riquezas da sua graça, 8 que derramou abundantemente sobre nós, com toda sabedoria e inteligência. 9 De fato, Deus nos manifestou o mistério da sua vontade, segundo o plano benévolo que com antecedência tinha formado em Cristo, 10 para realizá-lo quando chegasse o fim dos tempos, isto é, recapitular em Cristo todas as coisas no céu e na terra. 11 É nele que fomos feitos herdeiros, predestinados conforme o plano daquele que dispõe todas as coisas segundo a determinação da sua vontade, 12 para sermos, em louvor de sua glória, os que de antemão pusemos em Cristo a nossa esperança. 13 É nele que também vós, depois de ouvirdes ouvirdes a palavra da verdade, a Boa-Nova da vossa salvação, tendo acreditado, fostes marcados com o sinal do Espírito Santo prometido, 14 garantia de nossa herança divina e da completa redenção do povo conquistado por Deus, para o louvor de sua glória.