Nossa Senhora do Carmo, festa
Evangelho: Mt 12,46-50
46 Enquanto Jesus ainda estava falando ao povo, sua mãe e seus irmãos se achavam do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48 Ele respondeu a quem o informava: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. 49 Então, Jesus apontou com a mão para os seus discípulos e disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Porque todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no céu, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Primeira Leitura: Zc 2,14-17
14 Dá gritos de alegria, e rejubila-te, filha de Sião, pois venho morar em teu meio, oráculo de Javé. 15 Nações numerosas ligar-se-ão a Javé, naquele dia, e tornar-se-ão para ele um povo e elas morarão no meio de ti. Assim saberás que Javé dos exércitos me enviou a ti. 16 E Javé possuirá Judá, como sua herança sobre a Terra santa, e ele ainda escolherá Jerusalém. 17 Silêncio! todo homem, diante de Javé, pois ele surge de sua morada santa.
Salmo: Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R/. 49)
R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.
46 Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador,
48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome
50 e Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo.
52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos, despediu os ricos de mãos vazias.
54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais para com Abraão e sua descendência, para sempre!