Secretaria: (84) 3615-2871

3ª-Feira, 17 de Julho/2018, 15ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 11,20-24

Naquele tempo: Jesus 20 Começou então a censurar as cidades, nas quais tinha sido realizada a maior parte dos milagres, porque não se tinham convertido: 21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidon tivessem sido feitos os milagres que foram realizados em vós, há muito tempo se teriam convertido, vestidas de saco e cobertas de cinza. 22 Por isso eu vos digo: no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidon do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, acreditas que serás exaltada até aos céus? Pois serás atirada no inferno! Porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que se operaram no meio de ti, ela estaria de pé até hoje! 24 Por isso eu vos digo: no dia do Juízo haverá menos rigor para com a região de Sodoma do que para contigo”.

Primeira Leitura:Is 7,1-9

1 No tempo de Acás, filho de Jotam, filho de Ozias, rei de Judá, Rasin, rei de Aram, subiu com Faceia, filho de Romelias, rei de Israel, contra Jerusalém, para sitiá-la, mas não conseguiu tomá-la. 2 Foi dada esta notícia à Casa de Davi:“Aram está acampado em Efraim”. Então o coração do rei e o coração do povo começaram a palpitar como palpitam as árvores da floresta ao sopro do vento. 3 Javé disse a Isaías: “Vai ao encontro de Acás, tu e teu filho Chear-Iachub, à extremidade do aqueduto da piscina superior, no caminho que conduz ao Campo do Pisoeiro, 4 e lhe dirás: “Atenção! Não tremas nem receies, nem desanime teu coração, por causa de dois pedaços de tições fumegantes, por causa da ardente cólera de Rasin, de Aram; e do filho de Romelias. 5 Porque Aram, Efraim e o filho de Romelias decidiram tua ruína, dizendo: 6 Subamos contra Judá para amedrontá-lo e conquistá-lo; dele faremos rei, o filho de Tabeel, 7 assim fala o Senhor Javé: ‘Isto não sucederá nem acontecerá! 8 A capital de Aram é Damasco, e o soberano de Damasco é Rasin; mais sessenta e cinco anos e Efraim, derrotado, cessará de ser um povo. 9 A capital de Efraim é Samaria,e o soberano de Samaria é o filho de Romelias. Mas se não crerdes não subsistireis’”.

Salmo: Sl 47(48),2-3a.3b-4.5-6.7-8 (R/. 9d)

R. O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

2 O senhor mostrou-se grande, de todo louvor é digno na sua cidade santa! 3a Sua colina é sagrada, é um monte altivo e belo, delícia de todo o mundo.

3b Ó Sião, colina santa, ó vera mansão divina, cidade do grande Rei! 4 Deus, que habita em seus palácios, mostrou-se cidade forte.

5 Haviam-se os reis juntado, investiram todos juntos. 6 Mal a viram, deram volta, cheios de terror fugiram.

7 Invadiu-os grande medo como as aflições de um parto. 8 Semelhante ao vento leste, que espedaça as naus de Társis.