Secretaria: (84) 3615-2871

4ª-Feira, 18 de Julho/2018, 15ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 11,25-27

25 Naquele tempo Jesus disse: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, por teres ocultado estas coisas aos sábios e entendidos e as teres revelado aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque desta maneira é que se realizou o que dispuseste na tua benevolência. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem alguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Primeira Leitura: Is 10,5-7.13-16

Assim fala o Senhor: 5 Ai da Assíria! Bastão do meu furor, bordão da minha indignação! 6 Enviá-lo-ei a uma nação ímpia e mandá-lo-ei contra o povo do meu furor, para pilhar e despojar e calcar aos pés como a lama das ruas. 7 Mas ele não julgava assim, nem seu coração pensava deste modo: seu coração só queria destruir e exterminar numerosas nações.13 Porquanto, ele asseverou: “Eu agi pelo esforço de minha mão e por minha sabedoria, porque eu sou inteligente! Eu aboli as fronteiras dos povos e apropriei-me dos seus tesouros. Como um poderoso, botei abaixo os que tronejavam. 14 Minha mão tirou como de um ninho a riqueza dos povos. Como se recolhem ovos abandonados, assim juntei toda a terra e não houve quem movesse a asa, nem abrisse a boca e soltasse um pio”. 15 Gloriar-se-á o machado contra o cortador? Levantar-se-á a serra contra o serrador? Como se fosse o bastão que movesse quem o ergue! Como se fosse o bordão que levantasse o que não é madeira! 16 Por isso o Senhor Javé dos exércitos enviará a magreza sobre os gordos; sob sua glória arderá febre como brasa de fogo.

Salmo: Sl 93(94),5-6.7-8.9-10.14-15 (R/. 14a)

R. Pois jamais o Senhor deixa o seu povo.

5 Senhor, esmagam teu povo, a tua herança maltratam; 6 matam viúva e estrangeiro, aos órfãos tiram a vida.

7 “O Senhor não vê (declaram); que importa ao Deus de Jacó?” 8 Tomai cuidado, imbecis; ó loucos, sede prudentes!

9 Quem plasmou nossos ouvidos acaso não ouviria? Quem modelou nossos olhos não saberia enxergar? 10 Ele, que educa as nações, esqueceria os castigos? Ele, que aos homens ensina toda a ciência que sabem?

14 Pois jamais o Senhor deixa o seu povo, ele nunca rejeita a sua herança! 15 Voltarão à Justiça os julgamentos, todos os homens retos vão segui-la.