Secretaria: (84) 3615-2871

6ª-Feira, 20 de Julho/2018, 15ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 12,1-8

1Naquele tempo, Jesus passava, num sábado, por entre as plantações. Os discípulos, sentindo fome, começaram a arrancar espigas e comê-las. 2 Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: “Olha que os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3 Mas ele respondeu-lhes: “Não lestes o que fez Davi quando teve fome, junto com seus companheiros? 4 Como então entrou na Casa de Deus e comeu os pães da oferta, que nem ele, nem seus companheiros podiam comer licitamente, mas apenas os sacerdotes? 5 Ou não lestes na Lei que no dia de sábado os sacerdotes quebram a Lei do repouso no Templo e não se tornam culpados? 6 Pois eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7 Oxalá houvésseis compreendido o que significa: Prefiro a misericórdia, ao sacrifício, porque nunca teríeis condenado a inocentes. 8 Na verdade, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

Primeira Leitura: Is 38,1-6.21-22.7-8

Naqueles dias, Ezequias foi atingido por doença mortal. Veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: “Assim diz Javé: Põe em ordem a tua casa, porque vais morrer, e não mais viverás!”. 2 Ezequias virou o rosto para a parede, e orou a Javé, dizendo: 3 “Ah! Javé! Lembra-te, por favor, como andei fielmente e com toda probidade de coração diante de ti, fazendo o que era agradável aos teus olhos!”. E Ezequias chorou com grande choro. 4 Então a palavra de Javé foi dirigida a Isaías: 5 “Vai dizer a Ezequias: Assim diz Javé, Deus de teu pai, Davi: escutei a tua prece e vi as tuas lágrimas. Eis que te vou curar; dentro de três dias poderás subir ao Templo de Javé. Acrescentarei quinze anos à tua vida. 6 Livrar-te-ei da mão do rei da Assíria protegendo esta Cidade”.21 Disse Isaías: “Tomai um bolo de figos. Aplicai-o sobre a úlcera e ele viverá”. 22 Ezequias disse: “Qual o sinal de que subirei ao Templo de Javé?”. 7 Isaías respondeu: “Eis o sinal que Javé dará de que ele cumprirá a sua promessa: 8 Eu farei recuar a sombra dos dez graus que o sol avançou sobre os graus de Acás”. E o sol recuou dez graus, daqueles que já havia avançado.

Salmo: Is 38,10.11.12.16 (R/. cf. 17b)

R. Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir.

10 Eu dizia: “No meio de meus dias irei às portas do Xeol, despojado do resto de meus anos!”.

11 Eu dizia: “Não verei mais a Javé na terra dos viventes; não verei mais homem algum entre os habitantes do mundo!”.

12 Minha tenda é arrancada, lançada de mim, como a tenda de pastores. Como tecelão, eu enrolava minha vida, mas da trama ele me corta. Do dia para a noite acabas comigo!

16 Por ti viverá meu coração e meu espírito. Tu me curarás e me darás a vida.