Secretaria: (84) 3615-2871

Sábado, 21 de Julho/2018, 15ª Semana do Tempo Comum

Evangelho: Mt 12,14-21

Naquele tempo:  14 Os fariseus, então, se retiraram e fizeram uma reunião contra Jesus, sobre os meios de o matarem.15 Jesus veio a saber disso e retirou-se de lá. Muitos o acompanharam, e ele curou a todos. 16 Ordenou-lhes que não revelassem nada a ninguém a respeito dele, 17 para que se cumprisse o que tinha sido dito pelo profeta Isaías: 18 Este é o meu servo que escolhi, meu amado, a quem cumulei de meus favores. Porei nele o meu Espírito e ele anunciará o direito às nações. 19 Ele não discutirá nem gritará e ninguém ouvirá sua voz nas praças. 20 Não quebrará a vara já rachada, nem apagará o pavio ainda fumegante, até que assegure a vitória do direito. 21 Em seu nome as nações depositarão sua esperança.

Primeira Leitura: Mq 2,1-5

1 Ai dos que tramam a iniquidade e projetam o mal em seus leitos; executam-no logo ao amanhecer, porque ele está no poder de sua mão. 2 Cobiçam campos e os roubam, cobiçam as casas e delas se apoderam, fazem violência ao homem e à sua casa, ao homem e à sua herança. 3 Por isso assim falou Javé: eis que tramo um mal contra esta família da qual não livrareis a vossa cerviz; não andareis com a cabeça erguida, porque será um tempo de calamidade!4 Naquele dia, compor-se-á uma sátira contra vós e gemer-se-á com gemidos: “De tudo fomos despojados, dir-se-á, e alienam a parte do meu povo! Por que é que ele tira de mim e distribui aos apóstatas os nossos campos?”. 5 Eis por que não haverá para ti quem meça seu quinhão na assembleia de Javé!

Salmo: Sl 9B(10),1-2.3-5.7-8.14 (R/. 12b)

R. O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.

1 Por que, Senhor, ficar assim tão longe e te esconder no tempo da aflição? 2 Vangloria-se o ímpio, e geme o pobre, e tomba nas ciladas que ele trama.

3 Gaba-se o ambicioso dos seus planos, blasfema o pecador, despreza a Deus. 4 Diz em sua soberba: “Ele não pune! Deus não existe!” eis tudo o que ele pensa. 5 Prospera o seu caminho a todo instante, longe está de pensar em teus juízos e vive a desprezar o adversário.

7 Maldição e violência enchem-lhe a boca, tem debaixo da língua a falsidade. 8 Junto às aldeias põe se de emboscada, mata o inocente em plena escuridão, espreitam os seus olhos o infeliz.

14 Tu vês, porém, o sofrimento e o pranto; olhas, e tomas tudo em tuas mãos. A ti, confiante, o pobre se abandona, e tu serás dos órfãos o tutor.